quinta-feira, 3 de abril de 2014

Soja à brás

Há muito tempo que não fazia bacalhau à brás, por isso recentemente trouxe um pacote de batata palha para casa. Mas acabaram por não ser usadas para bacalhau, e em vez disso para uma substituição económica e vegetariana: a soja (granulada). O truque que a minha mãe me ensinou, no entanto, aplica-se na mesma: passar as batatas por água quente (sem deixar embebidas). Usei uma tigela por debaixo para verem a gordura que fica na água...


Impressionante, mas expectável... A soja à brás não ficou muito bonita para a foto, mas é uma receita prática, que dá para ser preparada em pouco tempo com ingredientes que não precisam de frigorífico nem congelador, e económica.


Soja à brás (para 3-4 doses)
200g Soja granulada
1 colher de chá de Gengibre em pó
1 colher de chá de Noz moscada em pó
1 colher de café de pimenta
Alho francês a gosto (cerca de 1/3)
1 dente de alho 
3 colheres de sopa Polpa de tomate 
1 folha de louro
2 colheres de vinho branco
Pacote de batatas palha
2 ovos
Salsa picada
Cebolinho

Hidrate a soja granulada com o dobro da sua quantidade em água, com gengibre, noz moscada e pimenta, durante meia hora, pelo menos.
Corte o alho francês bem fino e coloque azeite num tacho, salteie o alho francês e o dente de alho. Coloque depois a soja, depois de escorrida a sua água.Tempere com sal e mais um pouco de pimenta e coloque a polpa de tomate, uma folha de louro e um pouco de vinho branco. Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos.
Passe as batatas palha por água bem quente, durante breves segundos.
Quando a soja estiver a secar, baixar o fogão e deitar as batatas palha. Mexer os ovos numa tigela à parte e deitar no tacho, envolvendo bem. Deitar salsa picada (usei seca, mas será melhor fresca). Depois de terminar, deitar mais um pouco de salsa e cebolinho a gosto.

1 comentário:

Lia Lemon and Vanilla disse...

A foto pode não estar muito bonita, mas o aspecto é delicioso!
Beijinhos,
Lia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...