quarta-feira, 30 de abril de 2014

Criadilhas ou túberas com ovos

Nos dias passados na Beira Baixa na Páscoa, um restaurante aonde fomos tinha "a Semana das Criadilhas" e oferecia esta entrada:

Tardou pouco a encontrarmos criadilhas à venda para comer em casa e trazer mais algumas de regresso a Lisboa. No mercado, vendiam-se a €12,50. Este fungo, que é também chamado de túberas no Ribatejo, como vimos à venda à beira da estrada no Ribatejo, é no fundo semelhante a trufas, e essas são vendidas por muito mais, por exemplo em França. São selvagens e é preciso algum trabalho para saber onde as encontrar e apanhá-las. Um petisco de luxo em casa, que, se adicionarmos um pouco de chouriço ou bacon, dá praticamente para uma refeição, acompanhado por uma salada! Melhor ainda se tiverem ovos caseiros, sujinhos e tudo! (Para quem perguntou no Facebook, vendem-se em Lisboa, pelo menos na "Parceria das Conservas", no Mercado de Campo de Ourique, da Terrius, uma marca da zona de Marvão.)

O nome criadilhas remete para os testículos do touro em Espanhol e túberas para o mesmo, em Português, pelo aspecto que têm em bruto! Não tenho foto porque a minha mãe mas entregou já descascadas (<3) e nem do resultado final porque começamos a comer o petisco sem nos lembrarmos! 



Criadilhas
6 criadilhas médias descascadas e cortadas em pedaços
3 ovos
1/2 cebola picada
1 folha de louro
1 dente de alho
flor de sal
pimenta branca moída
azeite
1 colher de sobremesa de margarina
1 colher de sopa de coentros secos


Numa frigideira (na foto, da Valira), colocar um fio de azeite, a margarina e a cebola picada e o dente de alho. Quando estiverem translúcidos, colocar as criadilhas e temperar com sal. Deixar estufar durante algum tempo. 
Mexer os ovos à parte, temperar com um pouco de sal e deitar sobre as criadilhas, envolvendo. Temperar com pimenta branca e mexer. Deitar coentros (ou salsa) por cima, frescos ou secos.

2 comentários:

Cozinhar sem Lactose disse...

Que delícia!

Lia Lemon and Vanilla disse...

Tenho a certeza que iria adorar esse petisco Ana!!
Beijinhos,
Lia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...