segunda-feira, 7 de abril de 2014

Bolo de limão (da Beira Baixa) e amêndoa (de Trás-os-Montes)

Esta receita foi feita para receber amigos de outra cidade em casa, com um pouco de Portugal à mesa. Os limões e ovos tinham vindo da Beira Baixa; a amêndoa veio de Trás-os-Montes, entregue em Lisboa. Agora as viagens ao interior são mais espaçadas, mas mesmo assim acho que nunca comprei limões (que são do quintal da minha avó ou dados por outras pessoas de família) e raramente comprei ovos (a minha avó ainda tem e, quando escasseiam, são comprados a outras pessoas na zona), por isso este bolo foi um reconhecimento de como ainda estou ligada à minha origem no meu dia-a-dia. A receita, essa, veio do outro lado do Atlântico, do Cravo e Canela, a que adicionei uma pitada de gengibre em pó. Portugal está onde quer que estejamos. A Marmita é Lisboeta de berço e de presente, o coração está na Beira Baixa.


Bolo de limão e amêndoa
100 g de amêndoa moída
150 g de farinha
1 colher de sopa de fermento

4 ovos
1 chávena chá de açúcar amarelo
Raspa e sumo de 1 limão 
1 chávena chá (mal cheia) de Óleo Puro Amendoim Fula
1/2 chávena chá de leite
1 colher de chá de canela
em pó 
1 colher de chá de gengibre em pó

Misturar o açúcar com os ovos e bater até obter uma mistura homogénea. Adicionar o óleo e continuar a bater. Em seguida, adicionar o sumo de um limão e o leite, misturando bem.
Noutra tigela, misturar farinha, fermento e amêndoa, canela e gengibre. Em seguida, juntá-los à massa, envolvendo cuidadosamente. 
Untar uma forma e deitar o preparado, levando ao forno pré-aquecido a 180º, até ficar dourado.

3 comentários:

Receitas para a Felicidade disse...

Embora em versões diferentes, estamos em plena sintonia. Vejo um bolo delicioso E com ingredientes que adoro.

Beijinho e boa semana!

Cozinhar sem Lactose disse...

Tão bom!

Lia Lemon and Vanilla disse...

Um bolo magnífico Ana e com ingredientes biológicos e magníficos e sim, Portugal está onde quer que estejamos e no meu caso, no meu coração, sem dúvida!!
Beijinhos grandes,
Lia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...