segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fruta Feia

 

Conhecem certamente este quadro de Millet, As Respigadoras. Respigar é apanhar as espigas que ficam no campo depois do ceifado. Em 2000, Agnes Varda realizou o filme Os Respigadores e a Respigadora, onde retrata esta prática na sociedade francesa contemporânea, onde a agricultura e o comércio de produtos alimentares obedece a regras de industrialização que frequentemente desrespeitam o ambiente e também a própria harmonia social. No fundo, olha para os que aproveitam o que os outros já não querem. E isto é algo que acontece cada vez mais na alimentação (venda de produtos em fim de validade a metade do preço, etc) mas também, por causa da crise, na venda de produtos em segunda mão, trocas e alugueres de produtos, que se banalizaram. Se significam maior distribuição dos bens e menor desperdício, são bons sinais.


Surge agora em Portugal o projecto Fruta Feia, uma cooperativa que pretende recuperar a produção fruto-hortícola, excluída pelos grandes canais de distribuição por causa de formato, cor e calibre. Esta é "uma das causas para o actual desperdício alimentar, que resulta num desperdício médio de 30% do que é produzido pelos agricultores." Em Portugal, o desperdício alimentar ascende já a 1 milhão de toneladas por ano. 

O projecto será uma Cooperativa de Consumo e arrancará brevemente com o seu projecto-piloto em Lisboa, com núcleos futuros pelo país. Podem inscrever-se e associar-se para passarem a receber cabazes de fruta feia mas "podre de boa"! Associadas à Cooperativa de Consumo Fruta Feia, serão desenvolvidas várias acções de sensibilização sobre a problemática do desperdício alimentar. No verdadeiro espírito de cooperativa, mas adaptada aos tempos digitais, o projecto lançou uma campanha de recolha de fundos através de crowdfunding, em http://ppl.com.pt/pt/prj/fruta-feia. Os fundos que venham a ser angariados destinam-se a suportar os custos do arranque e funcionamento inicial da cooperativa Fruta Feia CRL, entre os quais adquirir uma carrinha para o transporte dos produtos, o desenvolvimento da página web e a contratação de um trabalhador.

2 comentários:

Telita disse...

Já contribui!

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

De cozinha em cozinha disse...

Gostei de saber; Ana. Confesso que tenho um pequeno amor por "fruta feia". Detesto aquelas maçãs redondas e brilhantes e sem sabor.
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...