sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia Mundial da Massa: penne com anchovas

Quando a Milaneza me desafiou para criar uma receita para o Dia Mundial da Massa, eu, rainha da massa segundo o meu pai, não poderia dizer que não. Porque cozinhar massa nunca é esforço, e é dos acompanhamentos mais adaptáveis à marmita, embora tenha que contrariar essa tendência e procurar sempre diversificar. Ao mesmo tempo, alinho no desafio completamente na desportiva, porque a minha "cozinha real" é ainda mais "real" quando tenho pouco tempo, como nesta semana, para preparar ingredientes e cozinhar algo de novo. 

Por isso, a cozedura do penne de azeitona ficou a cargo do namorado; lancei uns legumes para a frigideira com azeite, flor de sal e ervas Segredos da Margão vegetais (paprika, chalota, etc); depois, socorri-me de umas melhores amigas de finais de semanas loucas: uma conserva, desta vez a experimentar algo novo: anchovas. As melhores receitas não são as que ficam muito bonitas na revista mas ninguém faz, são as que estão ao alcance de qualquer um e lhe devolvem em sabor, muito inflaccionado, todo o pouco tempo que nelas gastaram. E isso em dias da massa e nos outros dias todos consegue-se também com bons ingredientes.

Penne de azeitona com anchovas e legumes salteados
Penne de azeitona Milaneza
Cogumelos frescos
Pimento vermelho
Couve roxa
Anchovas
Sal e azeite q.b.
Manjericão seco e Segredos Margão Vegetais

Cozer o penne de azeitona em água com um pouco de azeite e sal. No final, escorrer a água e temperar com manjericão.
Numa frigideira, deitar um fio de azeite e deitar couve roxa e pimento vermelho em juliana e cogumelos em oitavos. Deitar especiarias Segredos Margão Vegetais (ou paprika, sal, chalota) e saltear.
Servir juntando o penne, legumes salteados e as anchovas - se levar na marmita, pode levar a lata de anchovas e abrir no momento, para aquecer ligeiramente apenas a massa e os legumes, e juntar as anchovas em seguida.

2 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Mais uma receita deliciosa!
Kiss, Susana

Receitas para a Felicidade disse...

Também adorei o desafio e este é mais um delicioso prato de massa para comemorar este dia,

Beijinho e bom fim de semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...