terça-feira, 16 de outubro de 2012

Seja soja

Nesta rentrée, têm sido várias as publicações com receitas para levar para o trabalho (já partilhei aqui as da revista Sábado). Também o hipermercado Pingo Doce dedicou o número de Setembro-Outubro da sua revista ao tema (índice aqui).

Tinha comprado soja granulada há algum tempo, por isso escolhi a receita de soja em batata doce. Não acho que seja uma receita que se adapta particularmente para levar para o almoço, mas é decididamente económica (400g de soja custaram €1,49).

Além disso, a soja é uma alternativa saudável à carne: da família das leguminosas, tem proteínas vegetais e é rica em minerais (como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, enxofre e cloro) e vitaminas (A, B1, B2, PP e K); tem ainda nutrientes como lecitina e isoflavonas (e por isso podemos incluí-la na nossa série for a change).
Revista Sabe Bem, Pingo Doce Set-Out 2012

Batata doce recheada com soja (para 4)
- Lave 4 batatas doces médias (700g) e coza-as em água com uma colher de chá de sal
- Escalde 40g de soja granulada fina com 2 dl de água a ferver. Descasque e pique finamente 1 cebola pequena (50g) e 1 cenoura (60g) e corte 1 alho francês (60g) em rodelas. Deite duas colheres de sopa de azeite num tacho, junte estes legumes e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até estarem moles.
- Tempere com uma colher de café de sal, junte a soja hidratada e 100g de creme culinário de soja. Adicione 1 colher de café de noz moscada e 1/2 colher de café de cravinho em pó, salpique com pimenta e misture bem. Deixe cozinhar sobre lume moderado durante 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume e adicione picles picados (30g).
- Ligue o forno e regule-o para 200ºC, na função calor circundante e grelha. Escorra bem as batatas, retire-lhes uma tampa e escave o interior com uma colher de chá. Tire a pele às tampas retiradas, esmague toda a polpa com um garfo e misture com o cozinhado de soja. Envolva as batatas escavadas em quadrados de folha de alumínio e distribua o recheio pelas cavidades. Leve ao forno durante 25 minutos.

Acompanhamento sugerido: grelos
- Coza 900g de grelos em água com uma colher de café de sal, durante 15 minutos. Esborrache 3 dentes de alho, tire-lhes a pele e aloure-os numa frigideira com 1 colher de azeite. Junte os grelos bem escorridos e salteie-os rapidamente.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...