segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Festival Míscaros na 10ª edição

Para mim, da Beira Baixa, cogumelos durante muito tempo eram designados por míscaros. Com um misto de fascínio e algum receio, pelo Outono havia sempre alguém que oferecia "o petisco" dos cogumelos. Há uns anos fizemos um passeio micológico na serra da Estrela para saber um pouco mais sobre este mundo dos cogumelos.

A aldeia do Alcaide, no Fundão, prepara-se para a 10ª edição do “Míscaros - Festival do Cogumelo”, nos próximos dias 16, 17 e 18 de novembro. Em plena Serra da Gardunha, o festival promove o património de cogumelos a nível nacional, onde se encontram mais de 300 espécies, destacando os míscaros. O programa inclui gastronomia, exposições, workshops, passeios micológicos, live cookings (com Chakall, Joe Best, Miguel Gameiro, Mário Rui Ramos, Rodrigo Alves e Duarte Batista e João Mata) e animação de rua, este ano subordinados ao tema do mistério. No novo espaço de degustação - o Mercado da República -, poder-se-ão provar pratos dos chefs, com vinhos, cocktails e cervejas artesanais, num sistema de fichas. Ao todo, serão cerca de 60 as tasquinhas típicas da aldeia e há ainda um espaço para crianças, a Miscolândia, com educação ambiental. Este ano, o destaque é um mega almoço de arroz de cogumelos, no Domingo, dia 18. 



O evento é organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, em conjunto com a Câmara Municipal do Fundão e a Junta de Freguesia do Alcaide, e tem preocupações ambientais (todo o material utilizado é biodegradável e de produção com baixo consumo energético) e sociais (este ano será apoiada a CLR Project, uma ONGD de intervenção humanitária e social em Portugal e África, sobretudo com crianças).

O evento do Facebook está aqui.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...