segunda-feira, 11 de maio de 2015

[For a change] Manteiga de amêndoa

Tivemos o privilégio de assistir a um showcooking do novo livro da Gabriela Oliveira, Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável, no 39 Degraus, na Cinemateca Portuguesa, que chegou oficialmente às bancas no dia 8 de Maio. Recolhemos pequenos truques e dicas sobre onde encontrar boas opções no mercado, agora que lá por casa o seitan e tofu fazem parte das ementas semanais.



Enquanto não fazemos alguma das receitas do novo livro, e depois da boa experiência da "Nutella" à portuguesa, com amêndoa e alfarroba, aventurámo-nos na manteiga de amêndoa a partir da receita do primeiro livro desta colecção, Cozinha Vegetariana para quem quer poupar. Com amêndoa (esta era do Algarve), um robot 1,2,3 da Moulinex e "paciência", como adverte a Gabriela nas instruções do livro!, consegue-se esta pasta bastante agradável, que faz lembrar os doces de massapão do Algarve sem o açúcar associado! (A receita sugere agave, opcional, mas acrescentei mel e um pouco de canela.) O 1, 2, 3 aguentou-se, mas aqueceu bastante e acabei por ter que fazer uns pequenos intervalos... Dá para barrar em pão ou tostas (sendo uma gordura mais saudável e sem sal em relação à manteiga tradicional), juntar à fruta ou às papas.

Manteiga de amêndoa...

Manteiga de amêndoa
1 chávena de miolo de amêndoa com pele
1 colher de sopa de mel
1 colher de café de canela


Colocar a amêndoa na picadora e moer durante cerca de 15 minutos, retirando o que for ficando acumulado nas paredes do processador. Irá ficar moído, em farinha, primeiro, depois uma pasta (pode-se então colocar o mel e a canela) e finalmente uma textura mais cremosa. Guardar num frasco esterilizado.

1 comentário:

Su Delícia disse...

gostei... tenho de testar!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...