quarta-feira, 25 de junho de 2014

[Guest blogger] Salada de beringela, by Flores de Oliveira

A Gilberta, ou Gila, como é mais conhecida na blogosfera, é a autora do lindíssimo blog Flores de Oliveira.  Está há três anos com a família em Omã, um país de cultura e clima muito diferentes de Portugal. "Mas é um país seguro e com pessoas simpáticas, há uma grande comunidade de expatriados. Esta relação com pessoas de tantos lugares diferentes é muito enriquecedora".

A relação com as marmitas é a de mãe: "preparo marmita todos os dias para a minha filha, que tem de levar o almoço para a escola. Aqui temos de ter em atenção que as temperaturas são bastante altas e mesmo levando o almoço nas lancheiras térmicas tentamos não colocar nada que seja mais susceptível de estragar. Fruta fresca, saladas com massa e vegetais, hambúrgueres (de vegetais ou frango) costumam funcionar bem", partilha a Gila.

Quando perguntamos do que sente saudades em relação à gastronomia portuguesa, diz: "sinto falta de tudo em relação à gastronomia! As frutas e os legumes próprios de cada estação, o bacalhau, a broa de milho, a couve galega..." Mas do novo país já adoptou definitivamente as especiarias, que antes usava pouco, e ervas aromáticas como a menta em pratos salgados, as tâmaras e a romã.
Dessa terra quente, onde "as estações do ano sabem todas a Verão", a Gila envia-nos uma salada que casa na perfeição com umas sardinhas assadas na brasa e que tem esses novos sabores que ela já adoptou do país que a acolheu. Mas o Verão português fica numa memória: "faz-me lembrar das sardinhadas que nesta altura do ano acontecem por todo lado aí em Portugal: aqui também temos sardinhas, mas sabem diferente!" A saudade é a memória do que nos faz felizes.



Salada de beringela, by Flores de Oliveira

(serve 4)



4 beringelas médias

2 cebolinhas novas, cortadas em rodelas fininhas

2 dentes de alho finamente picados

sumo de 1 limão (ou mais, a gosto)

sal q.b.

20 tomates cereja, cortados em quartos

1 mão cheia de salsa,  finamente picada

1 mão cheia de menta, finamente picada

1 mão cheia de grãos de romã

azeite extra virgem


Picar as beringelas com um garfo. Grelhar na brasa, virando constantemente, até começar a murchar (pode também grelhar as beringelas no forno, usando o Grill no máximo). Colocar num coador e deixar arrefecer. Retirar a casca e cortar em pedaços pequenos.
Colocar a beringela numa taça e acrescentar as cebolinhas, o alho, o sumo de limão, o sal e os tomates. Envolver tudo cuidadosamente.
Salpicar com a salsa, a menta, os grãos de romã e regar com um fio de azeite. Servir de imediato.

3 comentários:

Petiscos e Miminhos disse...

gosto muito das receitas da Gilberta , esta é linda!

Lia Lemon and Vanilla disse...

Uma receita linda, como a sua autora, a Gila que é uma blogueira super simpática e de incrível bom gosto!
Beijinhos às duas, Gila e Ana,
Lia.

Flores de Oliveira disse...

Ana, muito obrigada pelo convite. Foi um prazer participar. E fico muito feliz que tenhas gostado da receita :)
Beijo às 3!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...