quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Nem carne nem peixe

Soja, ou a solução para quando não há carne nem peixe prontos a cozinhar. Tirei soja e coloquei de molho durante duas horas (mas pode-se colocar com água quente imediatamente antes de cozinhar) e usei (de cabeça) a receita da revista do Pingo Doce. A soja é de facto leve, bastante barata e nutritiva. Uma boa alternativa que podíamos colocar na rubrica For a change (com o cuscus, quinoa, etc).


Soja
- Escalde 40g de soja granulada fina com 2 dl de água a ferver. Descasque e pique finamente 1 cebola pequena (50g) e 1 cenoura (60g) e corte 1 alho francês (60g) em rodelas. Deite duas colheres de sopa de azeite (*) num tacho, junte estes legumes e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até estarem moles.
- Tempere com uma colher de café de sal, junte a soja hidratada e 100g de creme culinário de soja (não usei). Adicione 1 colher de café de noz moscada e 1/2 colher de café de cravinho em pó, salpique com pimenta e misture bem. Deixe cozinhar sobre lume moderado durante 10 minutos, mexendo de vez em quando.


(*) a Becel cozinha é ainda mais leve e dá um sabor agradável aos vegetais.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...