quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

For a change#4 - quinoa vermelha

2013: estamos todos prontos??

Para começar o ano com coisas novas, depois da quinoacuscus (com a receita que tenho usado sem falhar) e millet, uma incursão na quinoa vermelha, para procurar alimentos alternativos e que sejam nutritivos. Este tipo de quinoa é uma fonte completa de proteínas, contém altas quantidades de aminoácidos essenciais, ferro, magnésio, fósforo, manganês e outros minerais. É uma base de cereal usado popularmente para as pessoas que são alérgicas ao glúten.

É um pouco mais cara (€4,10 por 500g no Celeiro) do que a quinoa normal (€2,90, mas em ambos os casos "rende" bastante), e sinceramente acho que não acrescenta muito em termos de sabor, mas é bom para variar... É também uma boa opção para comer fria, já que muitos leitores do blogue continuam a referir que não têm como aquecer a comida, ou que as filas para os micro-ondas são muito longas...


Quinoa vermelha com cenoura, espinafres e alho francês

Descasque 1 cebola e pique-a finamente. Corte 1 alho francês em rodelas, lave em água corrente e escorra bem. Derreta a margarina ou azeite num tacho, junte a cebola e o alho francês e deixe cozinhar sobre lume moderado, mexendo de vez em quando, até os legumes estarem moles.

Adicione as especiarias (1 colher de café de coentros em pó, 1 colher de café de cominhos em pó e 1 colher de chá de canela em pó), misture bem e deixe cozinhar durante 1 a 2 minutos. Deite 1 chávena de chá de quinoa num passador de rede e lave-a em água corrente. Escorra bem e junte-a aos legumes.

Adicione 3,5 dl de água e cenoura picada e espinafres, tempere com sal e mexa. Tape o tacho e deixe cozinhar sobre lume brando durante cerca de 15 minutos ou até a quinoa ter absorvido toda a água.
Mexa com um garfo de cozinha e sirva de imediato como prato principal ou acompanhamento.

2 comentários:

Aida disse...

Olá!
Estou a adorar o teu blog cheio de boas sugestões. Gostaria de te convidar a visitares também a “minha casa”. Espero que te sintas lá tão confortável quanto eu me senti na tua! ;)
Votos de muitos sucessos.
beijinho
http://cottoncandy-peaches.blogspot.com/

Unknown disse...

Obrigada pela visita e pelo convite, que blog fantástico!
beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...