quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Horta de quintal

Ser auto-suficiente em legumes da época e alfaces, cebolas e piripiri todo o ano, em Lisboa? Sim, é possível: a Isabel tem um quintal na sua casa em Lisboa, onde fez uma horta e jardim de forma complementarAs plantas de horta são mais resistentes e menos exigentes em cuidados do que as plantas ornamentais; as de horta preferem muito sol e as plantas ornamentais, meia-sombra. 


A terra vegetal foi comprada em Santarém, na empresa Vitor Almeirão, em grande quantidade e preparada com a mistura e as características definidas. A terra é ainda melhorada anualmente com cinzas da lareira e composto vegetal feito no local, «o que nos permite ter uma terra muito fértil e produtiva».

Para comprar sementes e plantas«existem boas lojas de sementes nas traseiras do Mercado da Ribeira, em Lisboa. Eu recorro à loja de agricultura do Sr. Roubado, em Odivelas». As plantas com mais sucesso são as alfaces, os tomateiros, pimenteiros, piripiris, courgetes, cebolas. Produção muito útil para preparar as sopas e saladas «da horta» que leva para o trabalho! 


«Para desenvolver conhecimentos, é essencial ter um livro sobre hortas no jardim, com os procedimentos e dicas para melhores colheitas«, recomenda a Isabel, que faz a rega da horta manualmente e usando um medidor de humidade no solo. Nas férias, «contrato uma pessoa para tratar os meus gatos e também regar o jardim e a horta».



As vantagens? «Imensas.» Como a Ana Lipa, a Isabel diz que «é um prazer colher, disfrutar de legumes que tem muito melhores características e é também uma forma de me sintonizar com os ritmos naturais da Terra». 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...