segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Manteiga de amêndoa e alfarroba

De Nutella, (felizmente) só gosto ocasionalmente. Mas de alfarroba gosto cada vez mais. A alfarroba é o fruto de uma árvore selvagem, que encontramos no Algarve, já que é na costa mediterrânica que se dá. Em tempos de carência, era dada aos porcos, mas tem sido mais e mais recuperada para ser um adoçante natural e substituto do cacau (este pode ter até 23% de gordura e 5% de açúcar, enquanto a alfarroba tem 0,7% de gordura e 38 a 45% de açúcares naturais - sacarose, glicose e frutose), já que não tem a parte estimulante deste.

Contém vitamina B1 (boa para sistema nervoso, músculos, coração), vitamina B2 (ajuda a extrair energia de gorduras, proteínas e hidratos de carbono) e vitamina A (para ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão); em termos de sais minerais, contém cálcio, magnésio e ferro, bem como potássio e sódio. 

Se pensarmos que o cacau é importado e este é produto nacional, temos argumentos extra. Pode-se encontrar em farinha em qualquer supermercado ou naturista, e é usado pela indústria para papas e doces.

Com a Moulinex Cuisine Companion cá por casa, decidi-me a fazer uma substituição de Nutella, com dois sabores bem algarvios: amêndoa e alfarroba. É de facto preciso um motor potente para triturar bem a amêndoa, mas talvez também se consiga com picadora 1,2,3. Ficou óptimo, só falta o solinho do Algarve.

A receita...

Manteiga de amêndoa e alfarroba, adaptado de Criações Caseiras
40g de amêndoas com pele
1 colher de sopa de farinha de alfarroba
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal fino

2 colheres de sopa de óleo de milho
2 colheres de sopa de mel

Triturar as amêndoas num robot de cozinha ou picadora (velocidade máxima, 10 ou 15 segundos).
Juntar os outros ingredientes pela ordem acima. 
Se estiver muito basto, colocar mais óleo até ficar com a consistência desejada. 
Guardar no frigorífico, num frasco tapado.

2 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Que bela ideia, deve ser tão bom!

Unknown disse...

Adoro alfarroba com amêndoa, essa é uma manteiga bem original, óptima ideia! :) Isso barrado nuns figos secos...huummmmm :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...