quarta-feira, 7 de setembro de 2016

E a marmita?

Na segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatística revelou números sobre a produção agrícola e consumo alimentar. Ontem, terça-feira, foi apresentado o estudo do Instituto de Ciências Sociais para a Missão Sorriso, do Continente, que demonstra que são cerca de 14% dos portugueses os que levam marmita para o trabalho. Se a crise de 2011/12 nos deu a ver esse hábito em força - e a começar este blogue - o hábito rotinizou-se e vulgarizou-se entre a classe média, e hoje em dia permanece para aqueles que se habituaram a poupar mas também para os que gostam de seguir uma alimentação mais saudável, mais próxima das suas escolhas pessoais ou simplesmente para poupar tempo. Estes últimos anos coincidiram com uma valorização da alimentação e da gastronomia, em variadíssimos aspectos. Para tantos restaurantes que fecharam, houve novos conceitos que abriram. 

Ficam alguns destaques dos dados dos estudos:
- ainda há uma grande procura de promoções (por isso vamos tendo as notícias na tag 'dica')
- ainda se consome maioritariamente carne de porco (mas a prática de promoções na grande distribuição tem criado problemas na produção, como se tem visto nas notícias)
- consome-se menos leite - há uma ascensão das bebidas ou "leites" vegetais - mas o país já é auto-suficiente na produção deste alimento
- as mercearias ou zonas a granel/avulso (como o Jumbo) são uma das respostas às preocupações ambientais, tentativas de evitar desperdício 


O Pingo Doce preparou algumas recomendações para as marmitas de regresso às aulas que vale a pena conferir!

[Passatempos por aí] Chocapic e Pescanova


Nestlé Chocapic - 30 prémios de €1000 em compras cada - até 31 de Dezembro link

Pescanova - Passatempo no site com oferta de 3 fritadeiras de pouco óleo e 10000 vales de €2 em produtos da marca - até 30 de Setembro - link para participar e regulamento


quinta-feira, 25 de agosto de 2016

[Review] Tefal Optigrill


A Tefal permitiu que experimentasse o novo grelhador Optigrill* (de que já tinha falado aqui) e acabou por ser numa semana na casa de férias da família que foi experimentado. Que prático que foi! O grelhador tem placas antiaderentes, amovíveis e, mais, ligeiramente inclinadas, para escorrer os sucos dos alimentos para um tabuleiro, também ele amovível. Assim, tudo o que está em contacto com a comida pode ir à máquina de lavar louça. Além disso, isso significa que os alimentos preservam os seus sabores, sem gordura adicionada - e sem colar.

 

O que é diferente neste grelhador é o sensor e os programas pré-seleccionados, a par de modo manual. A temperatura e tempo adaptam-se à quantidade e espessura dos alimentos. No final, apita e tem sinal luminoso que vai mostrando o ciclo de cozedura.


Enfim, experimentámos com peixes e carnes e também tostas. Mas também dá para grelhar legumes (com o modo manual). Os resultados foram muito bons. Depois, foi só deixar arrefecer, meter na máquina de lavar louça e voltar a colocar.




Especialmente para o apartamento de férias foi uma excelente opção, e para a casa também nos pareceu prático, com o controlo de tempo e temperatura e o sinal sonoro, o que permite liberdade para ir tratando de outras coisas e com resultados "seguros". O preço (€210) é o único 'senão', embora com a tecnologia que tem nos pareça ajustado.

* A marca cedeu o pequeno electrodoméstico para teste mas este post não é patrocinado e reflecte a minha opinião.
 
Review: A tecnologia ajuda mesmo.
Rate: ****

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

[Dica] Campanha Wook para livros >18 meses


Campanha Wook 24 Agosto
(link para secção de Gastronomia)


Na TV

Durante o mês de Agosto foram entrando alguns programas nos vários canais que vão renovando o muito que se vê de culinária e gastronomia na televisão. Em Setembro, como é típico, haverá ainda mais.


'Aprenda a fazer doces com Martha Stewart' - 24Kitchen, 4ªs feiras às 21h, com repetições
A Martha Stewart continua a manter-se activa e a tentar acompanhar o muito que a televisão evoluiu. E doces são doces, right?


'Estrelas de Supermercado' - SIC Radical, 6ªs feiras às 19h
Um programa algo diferente, com interesse na viabilidade das receitas para produtos de massa - o que envolve gestão, marketing, design. Na fotografia, a concorrente descendente de portugueses que apresentou uma sopa com receita da sua avó.



'Best Bakery - A Melhor Pastelaria de Portugal' - SIC, estreia na rentrée
É um formato já testado, com a versão inglesa a passar num dos canais de cabo da SIC, e agora com a versão portuguesa apresentada por Ana Guiomar


terça-feira, 23 de agosto de 2016

[Novidade no mercado] Bacalhau fresco

Antes das férias estivemos a conhecer uma novidade da Iglo, no restaurante Lisboeta da Pousada de Lisboa, em plena Praça do Comércio. Praça cheia, cheia de turistas. Lisboa está na moda, Portugal está na moda, e um dos produtos mais associados à gastronomia portuguesa é sem dúvida o bacalhau. Com a cura salgada que o distingue. Pois bem, em Portugal pouco se consumia bacalhau fresco, mas cada vez mais vai surgindo essa opção em restaurantes. Agora a Iglo tem um produto de supermercado para que também em casa se tenha essa opção. O bacalhau é congelado e vendido em tranches de 430g, sem pele, o que significa que é todo aproveitável. A apresentação esteve a cargo do chef Tiago Bonito, que assume a chefia no Lisboeta, e que preparou o bacalhau com gnocchi e legumes da época.



Em promoção no Continente a partir de amanhã, 24/8 (-25%).



segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Esparguete de caril com tofu com leite de côco

Há tempos a Ayam desafiou-me a experimentar o seu leite de côco. Agora que o côco está tão na moda - é a bebida de côco (vulgo leite vegetal), o óleo de côco, raspas de côco, etc etc., esta é mais uma opção para substituir natas tradicionais na culinária. O que me surpreendeu - pela positiva - foi o gosto a côco que se sente mesmo no prato finalizado. As fotos são fracas, mas o tempo não abundou este ano e, pelo sabor, achei que valia a pena partilhar, mesmo que muito mais tarde. Vem a tempo de uma meatless Monday e talvez do regresso de muitos ao trabalho e às marmitas, pelo menos a mais refeições em casa.




Esparguete de caril com tofu com leite de côco
Esparguete de caril Milaneza
Tofu (preparei 500g) em cubos
Leite de côco - usei Ayam, 200ml
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de sobremesa de coentros em pó
1 cebola pequena picada grosseiramente - uso a Phillips Onion Chef
1/2 pimento vermelho
Coentros em folhas q.b. - usei em folhas secas
sal q.b. - costumo usar fino para tofu
pimenta preta q.b. 
óleo de sésamo - uso do Aldi - ou azeite

Cozer o esparguete de caril.
Num wok ou frigideira, deitar o óleo de sésamo e a cebola. Depois, deitar o pimento e envolver.
Deitar o tofu, temperar com sal e pimenta, coentros em pó e gengibre, deixar cozinhar durante alguns minutos, até ganhar alguma cor.
Deitar depois o leite de côco e envolver, baixar o lume e deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos. 
Deitar coentros em folha e servir.
 

sábado, 20 de agosto de 2016

[Passatempos por aí]


Oferta de 200 telescópios “A Idade do Gelo – O Big Bang” para os 200 participantes que enviarem mais códigos de embalagens de cereais Chocapic de 375g e Estrelitas de 300g - até dia 31 de agosto aqui 
Oferta de 300 aventais de cozinha e 700 panos de cozinha na compra de pelo menos €5 em produtos Compal da Horta - até 31 de Agosto  aqui

Concurso Férias Bocadelia - 3 cartões presente de €500 cada para as melhores frases criativas entre compradores de pelo menos 1 produto da marca até 20 de Setembro aqui

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A cena cervejeira em Lisboa

Quem nos acompanha pelo Instagram (@marmitalisboeta, btw) ou pelo Zomato (surpresa!: Marmita Lisboeta), já terá visto alguns copos de cerveja sobre a mesa. O senhor da casa é aficionado e eu tento acompanhar. Se no início a produção de cerveja artesanal até era mais do Norte e de fora de Lisboa, desde há cerca de dois anos que as coisas se compuseram na capital. Para apreciadores e conhecedores, mas também para quem queira variar. São espaços que normalmente têm um atendimento aberto, onde os empregados aconselham o que provar e o que conhecer conforme os gostos das pessoas. Ou apenas espaços agradáveis para viver a cidade.

Cerveteca
A pioneira. Fica na Praça das Flores e tem uma selecção cuidada de cervejas nacionais e internacionais, com uma oferta variada. A selecção nas torneiras vai sendo actualizada no Instagram do pub, por exemplo. Mas pode-se escolher da oferta em garrafa, aliás também têm cervejas para vender para fora. As opções de snacks não são o principal mas há algumas coisas, como sandes de salmão fumado ou tábua de queijos.




LisBeer 
Um espaço amplo e decorado de forma retro, perto de Alfama - na Rua do Arco Escuro. Tem uma grande variedade de cervejas, não só artesanais, muitas delas estrangeiras.





Dois Corvos. Abriram há cerca de um ano, e recentemente reforçaram a oferta de petiscos/comes, porque para experimentar as muitas cervejas que têm não se pode estar de estômago tão vazio. E como a zona de Marvila não tem muitas opções para tratar desse capítulo, agora têm opções que dão para refeições ligeiras. E aqueles pratos de queijos das Ilhas? Ai.
Pode-se comprar as garrafas e pagar só o refill com as diferentes cervejas produzidas na Cervejaria.



Outros que ainda não conheço mas estão na lista: Duque Brewpub
Chimera Brewpub


domingo, 14 de agosto de 2016

[Dica] Gelados caseiros

Volta uma máquina do Lidl de gelados - a 15 de Agosto - €19,99
Para as receitas, o livro de 2015 da "Dolce" Rita Nascimento - aqui
Ou as receitas do ebook do próprio Lidl


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...