quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

L'And

Uma coisa boa de reduzir a lista de compras de Natal ao essencial e de as fazer antecipadamente (ou tanto quanto possível, mesmo que não fosse como queria) foi ter-nos permitido fugir da confusão das compras de Natal no fim-de-semana antes das festividades e aproveitar o solstício de Inverno no Alentejo, com direito ao pôr-do-sol do dia mais pequeno do ano. Rumamos a Montemor-o-Novo e ao L'And Vineyards para a prova de vinhos da Adegas de Portugal que os nossos fãs nos ajudaram a ganhar no Facebook do blog! O restaurante do L'And ganhou este ano uma estrela Michelin, mas ficará para conhecer quando tivermos mais "tempo"...

Quando alguém diz que não sabe cozinhar, acho sempre que nada é definitivo. Ninguém nasce ensinado para cozinhar e claro que se pode ter mais ou menos talento, mas sem experimentar e dar o benefício da dúvida ninguém saberá cozinhar. E, da mesma forma, não se nasce ensinado para beber vinho. Eu não costumo dizer que não gosto de vinho tinto, mas que "ainda não sei muito bem beber vinho tinto". Por isso, as provas foram uma forma de aprender um pouco mais a apreciar vinho. Foram-nos dados a degustar cinco vinhos: dois brancos, um rosé e dois tintos, todos alentejanos, sendo um branco e um tinto os da produção do L'And, que neste momento só se vendem na herdade e no Yeatman, no Porto. Com a prova, foi bom perceber a diferença entre vinhos que não têm estágio em madeira e os que têm, e o efeito que isso faz quando se bebem sozinhos ou com alimentos como queijo ou enchidos. O L'And branco é ideal para beber sozinho, enquanto o tinto ia muito bem com um paio alentejano. Degustar estes vinhos na tranquilidade do lobby do L'And, ao som desta música, foi a melhor forma de encontrar a paz que às vezes falta nas Festas. Depois, foi tempo de subir ao castelo de Montemor e ver o pôr-do-sol sobre o Alentejo. Bliss.
Quem quiser iniciar-se a perceber um pouco melhor de vinhos, como eu, espreite o curso de vinho - nível inicial do Wine Club Portugal.

O Facebook restringiu a divulgação dos posts de páginas como a do blog: se quiserem ver o que postamos por lá, façam uma ou ambas estas operações:
https://www.facebook.com/pages/A-Marmita-Lisboeta/268773549859252

2 comentários:

Lia Lemon and Vanilla disse...

Pois eu adoro vinho tinto, mas também admito que não saberei bebê-lo...
Beijinhos,
Lia.

Marmita Lisboeta disse...

Eheh, Lia, saberás mais do que eu, certamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...