sexta-feira, 20 de junho de 2014

[Guest blogger] Pavlova com xarope de cereja, by Lemon & Vanilla

A Lia é uma pessoa especial. Quer dizer, sei que é uma blogger especial, que movimenta a blogosfera da culinária lusófona, mas não a conheço. Mas pelos comentários e apoio que dá a este blog, e a tantos outros, só pode ser especial. E quando comecei a pensar num tema para a série de Guest bloggers de início de estação, neste princípio de Verão que se anuncia para amanhã, pensei no Dia de Portugal e nas Festas Populares. E logo pensei nas bloggers que estão fora de Portugal mas sempre tão presentes - e a Lia estava nessa lista, ela que nos presenteia, a partir da Escócia, com as suas receitas e interpretações de receitas dos muitos livros de culinária que tem, no seu blog renovado Lemon & Vanilla.

Está nesse país há sete anos e antes de emigrar era marmiteira assídua, levando saladas ou sobras do jantar do dia anterior. Agora, prepara as marmitas para os seus filhos levarem para a escola, normalmente "uma sanduíche que inclua alface ou outras verduras, tomates cereja, fruta (como uvas ou morangos, fruta que não oxide), sumo ou água". Num país marcado pelos take aways e refeições prontas, e com problemas de saúde entre a população em termos de obesidade, a família tenta aproveitar a diversidade de produtos a que se tem acesso na Escócia, e em casa "experimentamos variadíssimos tipos de cozinha cá em casa". Não adoptaram completamente a cozinha britânica nem esqueceram a portuguesa, diz.

Por isso, quando se fala de saudades de Portugal, em termos de cozinha a Lia diz que sente sobretudo falta do peixe grelhado, difícil de encontrar naquele país à venda como inteiro. "Outra das coisas que sinto falta, especialmente no Verão, é da nossa fruta sumarenta, doce e deliciosa, nomeadamente as cerejas, as nêsperas e a melancia!!" Assim, preparou para o nosso desafio uma lindíssima Pavlova com cerejas, com uma receita da Donna Hay, uma escolha certeira! Obrigada, Lia: as cerejas portuguesas esperam por ti!


Pavlova com xarope de cereja, by Donna Hay (in Donna Hay magazine (Dec. - Jan. 2012).

(para 8 a 10 pessoas):
Para a pavlova
225ml claras de ovo (cerca de 6 claras)
330g açúcar refinado branco
1 1/2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
375ml natas, batidas
400g cerejas

Para o xarope de cereja:

220g açúcar refinado branco
250ml água
150g cerejas, descaroçadas

Para a pavlova
Aquecer o forno a 150ºC. Desenhar um círculo de 26cm de diâmetro em cima de uma folha de papel vegetal e colocá-la (lado do lápis virado para baixo) em cima de uma tabuleiro.
Numa batedeira eléctrica, bater as claras em castelo e quando firmes, começar a adicionar o açúcar, 1 colher de sopa de cada vez, batendo entre cada adição, até todo o açúcar estar incorporado.
Quando terminar de adicionar o açúcar, bater por mais 6 minutes ou até a mistura estar espessa e brilhante.
Adicionar o vinagre e bater por mais 2 minutos ou até a mistura estar brilhante.
Colocar colheradas da mistura dentro do círculo desenhado, reduzir a temperatura do forno para os 120ºC e cozer a pavlova por cerca de 1 hora e 30 minutos.
Passado esse tempo, desligar o forno e deixar a pavlova lá dentro até estar completamente fria.
No momento de servir, colocar a pavlova num prato de serviço, cobrir com as natas batidas, decorar com as cerejas e regar com o xarope de cereja.
  
Para o xarope de cereja:
Colocar o açúcar e a água num tacho e aquecer, mexendo sempre, sobre lume brando, até o açúcar estar dissolvido.
Levantar o lume, adicionar as cerejas, deixar levantar fervura e cozer por cerca de 10 ou 15 minutos, ou até que o líquido esteja espesso e com consistência de xarope.
Coar, descartar as cerejas, deixar arrefecer o xarope e reservar até ser necessário.

6 comentários:

Cozinha em sarilhos disse...

Pelos motivos óbvios, este tema diz-me muito! :)
Partilhar experiências é tão bom e ainda mais quando são tão próximas das nossas! Quando a Lia soube que também eu estava no Reino Unido, foi uma querida, lembro-me bem!
Partilho as mesmas saudades... mas esta pavlova está deliciosa o suficiente para me fazer esquecer um bocadinho todas essas coisas :)

Tertúlia da Susy disse...

Adorei, está tão linda!

Lia Lemon and Vanilla disse...

Querida Ana, muito obrigada pelo convite e se achas que eu sou especial, bom, a opinião é recíproca, pois penso exactamente o mesmo de ti e visitar este teu espaço é sempre um prazer enorme, pena tenho eu de não ter mais tempo disponível para o visitar mais assiduamente. Quanto ao facto de não nos conhecermos, pode ser resolvido na minha próxima ida a Portugal, que será em Outubro.
Fico muito feliz que tenhas gostado e foi um privilégio ter aceite o teu convite.
Obrigada mais uma vez,
Lia.

NotGuiltyPleasure disse...

A Lia é realmente uma blogger especial, sempre com uma palavra carinhosa para nos dizer :) E apesar desta receita não entrar no meu estilo de alimentação acho que está linda e as cerejas estão com um ar muito apetitoso :)

Flores de Oliveira disse...

Vindo da Lia, só podia ser uma sugestão assim maravilhosa :)

Inês Ginja disse...

A Lia é mesmo assim, especial :)
Daquelas pessoas que já não sei viver sem, apesar de estarmos tão longe uma da outra.
Acho que foi uma linda ideia este convite, e adoro a receita.
Pavlovas são sempre lindas e arrebatadoras, capazes de nos fazerem sorrir só de olhar, como esta menina! Com cerejas, nada melhor para a época, ficou mesmo linda!! Um beijinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...