sexta-feira, 26 de julho de 2013

Entra, ou um salto em frente

O percurso de quase um ano e meio do blog tem sido uma viagem incrível. Tem-me levado, como já referi, não só a esforçar-me por descobrir mais formas de cozinhar, mas também a conhecer novas e interessantes pessoas. Se o mundo pode aumentar em torno das pequenas caixinhas que levamos para o almoço, estas são, no mínimo, caixinhas especiais. Se o blog me surpreendeu pelo rumo ou pela dimensão que tomou, quando são outros a colocar-nos um desafio, e se a primeira tentação é hesitar, contrariemo-la dando um salto em frente. Se uma parte de nós treme, a outra parte esforça-se: no fim, superamo-nos, damos mais de nós.

Foi isso que aconteceu na minha participação como chef visitante no programa "Entra Talento", no restaurante Entra, em Xabregas. O desafio: criar uma entrada ou sobremesa que se entrosasse com o estilo do menu, e ajudar no serviço de jantar do restaurante. A minha sugestão: "doce marafado", inspirada na doçaria do Algarve, com tarte de amêndoa - que me recorda os meus Verões da infância quando íamos a Vila Real de Santo António e acabávamos a comer tarte de amêndoa (e, numa das vezes, também eu a partir a cabeça...!!) - e gelado de alfarroba - um ingrediente que eu muito aprecio, que só existe no Algarve e que é um excelente substituto do cacau, e cuja receita deixo em breve.
Se preparar marmitas já pode ser uma espécie de "cozinha para fora", a escala é muito diferente: sobretudo, porque preparamos o que nós gostamos, por vezes de forma viciada, algo que tenho procurado contrariar precisamente com o pretexto do blog. O grande desafio no restaurante é adaptar ao gosto dos outros, num curto espaço de tempo. O Luís e a Cátia, do Entra, foram inexcedíveis na sua missão pedagógica, e foi um aprender fazendo! O maior elogio não foi só dos profissionais, mas sobretudo dos clientes - o maior mesmo é alguém não só dizer que gostou da receita (missão mais fácil quando se trata de um doce!), mas dizer que não gostava daqueles ingredientes e gostou do resultado final!

4 comentários:

NotGuiltyPleasure disse...

Parabéns pelo sucesso do doce marafado :) Parece-me uma excelente combinação, uma das melhores sobremesas que já comi foi em Sagres e era exactamente um doce com amêndoa e alfarroba!

beijinho*

Unknown disse...

Também tinha figo?

pedra de sal disse...

Muitos muitos parabens! Que pena nao ter conseguido estar presente :-(. Fico muito feliz por ti! Muito mesmo!

Unknown disse...

Que querida! Obrigada :) Foi mesmo fixe. Um dia és tu. **

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...