segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

"Passa o salazar... o gaspar!"

Em contagem decrescente para o Natal, não podemos deixar de pensar na austeridade que marca estes tempos, procurando contrariar as dificuldades para retirar alegria das coisas boas. Estes tempos requerem bons ingredientes e alguma imaginação. Por isso, estivemos na cozinha do Rota das Sedas* com o chef António Amorim a preparar um jantar de Natal com  produtos que receberam este ano o selo Sabor do Ano, uma certificação baseada na qualidade gustativa de produtos alimentaresNunca tinha estado numa cozinha profissional, de restaurante, e o calor é muito!

O exercício prático consistia no seguinte:
- Saudação: Torricado (pão de forma Bimbo frito), manteiga de farinheira e palito de porco
- Entrada: Ouriço de bacalhau, recheado de branda de azeitona, tapenade e salsa frita
- Prato: Lagartinho de porco preto recheado com farinheira, espuma de esparregado, crumble de crackers de sésamo, crocante de toucinho glaceado
- Sobremesa: Bolo de erva doce e azeite, redução de sangria com doce de ameixa, amêndoa e Porto



Vou destacar as receitas (1) de que gostei mais, (2) que acho fáceis para fazer em casa e (3) com grande probabilidade de impressionar família e amigos!:

- manteiga de farinheiraretirar a pele a farinheira Incarpo, numa frigideira quente adicionar um pouco de azeite, colocar a farinheira e deixar cozinhar um pouco ate que fique macia. Ferver 2 dentes de alho em água cerca de 2 minutos e retirar. Colocar a farinheira, 100g manteiga e os alhos numa trituradora e turbinar na velocidade máxima até ligarem todos os ingredientes. Colocar no frio numa caixa ou em rolos de película aderente.
 - crumble de crackerstriturar 50gr de crackers de sésamo Diese/Sabor do Ano, juntar 20g de manteiga e um fio de mel, amassar bem com as mãos e levar ao forno  a 180gº num tabuleiro até secar e ficar em grumos grandes para poder esfarelar. 


* O restaurante Rota das Sedas criou o conceito "menu Gaspar" para os almoços, por €13, portanto sabe enfrentar estas dificuldades de frente! O rapa, um utensílio essencial na cozinha, poderia mesmo ser rebaptizado de "salazar" para "gaspar"...

1 comentário:

O Sexo e a Idade disse...

Ahahahahahahahahah
Que giro!
Tu também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...