quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Alfacinha

Para um blogue que se diz lisboeta (apesar de apenas por paródia ao blogue de moda O Alfaiate Lisboeta, já que pretende acolher experiências de Portugal e dos portugueses como um todo), a alface é um legume essencial.

Mas se estamos mais habituados a vê-la em saladas, a alface pode ser um ingrediente sempre à mão quando o assunto é... sopa. Para aproveitar alfaces que estão a perder frescura, quando não há mais verduras em casa ou simplesmente para saborear uma sopa saborosa.

A versão que fiz - de que não há fotografia, tal tem sido a correria destes dias - tinha uma base normal de sopa (cenoura, batata, cebola, abóbora, azeite, sal) e depois juntei folhas de alface e um pouco de couve lombarda.

Quem quiser uma ainda mais verdinha, tem aqui a receita do 24Kitchen:
Sopa alfacinha, 24Kitchen
"Colocamos ao lume um tacho largo e fundo com um fio de azeite.

Quando o azeite estiver quente, refogamos a cebola picada grosseiramente, o alho também picado, a courgette cortada aos cubos com casca e as ervilhas. Mexemos e temperamos com sal e pimenta. Assim que os legumes estiverem amolecidos, cobrimos com água já fervida, tapamos e deixamos cozinhar lentamente em lume brando, durante 20 minutos.

Nos últimos 3 minutos de cozedura juntamos as folhas de alface, que separámos e lavámos muito bem e deixamos cozinhar. No final, trituramos todos os ingredientes da sopa, que, graças às ervilhas, à courgette e à alface, vai ficar com uma cor verde forte, muito bonita."

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...