terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Projecto Marmita

A Carla do blogue De Cozinha em Cozinha escreveu-nos a contar a sua história de marmiteira "convicta": desde 2000 que leva almoço para o trabalho, depois de se ter cansado dos "''pratos do dia' pouco apelativos, com pouca variedade, poucas verduras e modos de confecção que queria evitar (fritos, sobretudo)"

Os benefícios são ao nível da saúde, mas também "para a carteira".  Nem sempre teve as condições ideais para marmitar nos locais de trabalho por onde passou, mas encontrava sempre uma solução, com uma sandes ou uma salada fria comidas num canto sossegado. Nos momentos em que esteve longe de casa, não conseguia levar marmita e aproveitou para conviver com os colegas de trabalho durante a hora de almoço. "Quando consegui colocação perto de casa passei uma nova fase de restaurantes e snacks", mas essa fase deu lugar ao blogue onde começou a partilhar as ementas diárias, no Projecto Marmita
De Cozinha em Cozinha
Actualmente trabalha por conta própria e criou no local de trabalho um espaço com microondas, máquina de café e frigorífico, para si e as suas duas colaboradoras. "Sei de muitas empresas que estão a retirar os microondas que tinham à disposição dos funcionários por uma questão de poupança energética, mas talvez estejam a desconsiderar outras vantagens: além de permitir uma alimentação adequada a cada um, os funcionários perdem menos tempo nas saídas para o almoço. Não há atrasos, por vezes aproveitam um pouco daquela hora para adiantar um serviço ou outro e agradecem a poupança ao fim do mês."

Esta experiência exige organização: "ao fim-de-semana, especialmente ao domingo, procuro adiantar duas ou três refeições. Normalmente faço um tabuleiro de legumes assados e uma sopa que divido por duas ou três marmitas. Depois, durante a semana, procuro cozinhar a mais ao jantar." Se não der para reaquecer, transforma as receitas ("peixe com batata cozida, por ex., transforma-se facilmente num "peixe à gomes de sá""), e em último caso há sempre uma salada, um bife de frango grelhado, um lombinho de pescada ao vapor no microondas.
De Cozinha em Cozinha

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...