quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

[DIY] Caldo de legumes

Começar o ano pelos básicos: 2014 vai ser duro, assim se antecipa, depois de um 2013 que nos fez mais fortes sem aviso. Para isso, continuemos a usar o engenho, a não nos negarmos aos desafios e a conseguir poupar sem perder mão das coisas boas e saudáveis. Depois do pão, dos pickles, do molho de tomate, dos iogurtes, fazer caldo de legumes surgiu não como um exercício recreativo, mas como muitas das receitas por aqui: por necessidade. Na véspera de fazer uma receita com couscous, notei que não tinha caldo de legumes na dispensa. Pânico? Não. Ir às compras num dia de fim do mês com muita confusão? Também não. Havia aipo em casa, a que não dou muito uso excepto um pouco na sopa e em sumos. A receita resultou da inspiração da Donna Hay e do Receitas para Poupar da Visão, de que já partilhei receitas aqui e aqui. Já que ia fazer caldo de legumes de raiz e tenho pessoas na família que são intolerantes a pimenta, aproveitei para fazer sem pimenta. (Conselho: aprendam com o meu erro e não façam em cuvetes de silicone moles, porque para ir ao congelador teve que ir com uma tampa de tupperware por baixo, senão vertia tudo...)
Caldo de legumes
2 cenouras
2 talos de aipo
2 cebolas
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de alecrim
1 colher de sobremesa de tomilho 
sal
1 dedal de vinho branco
opcional: pimenta em grão
opcional: 2 cogumelos
água q.b.

Cortar os legumes. Fazer um saco de pano com um nó onde coloca as ervas aromáticas e os grãos de pimenta. Colocar tudo ao lume, durante 25-30 minutos. A Donna Hay sugere que, se quiser o caldo mais intenso e mais escuro, deixe suar os legumes antes de lhes juntar água.
Escorrer o caldo para uma cuvete de gelo e congelar. 
A cebola, cenoura e aipo podem ser aproveitados para sopa.

O Facebook restringiu a divulgação dos posts de páginas como a do blog: se quiserem ver o que postamos por lá, façam uma ou ambas estas operações:
https://www.facebook.com/pages/A-Marmita-Lisboeta/268773549859252

2 comentários:

risonha disse...

Uma bela forma de começar o ano. Espero que 2014 seja óptimo para ti e que continues a nos apresentar ideias práticas e simples como esta.

Marmita Lisboeta disse...

Uma coisa posso prometer: partilharei o mais simples que conseguir fazer!
Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...