quinta-feira, 18 de abril de 2013

[Guest blogger] Receitas para a Primavera, by O Meu Tempero

Conheci um grupo muito simpático de bloggers de culinária na apresentação da Président e, quando a conversa foi parar à questão da marmita, a que muitas aderiam, sabia que tinha de lhes pedir ideias para receitas. O mote: a Primavera que aí está! 

A talentosa e bem-humorada Carla, do blogue O Meu Tempero, propõe-nos cuscuz com pimentos, alho francês e frango picante com sementes de sésamo, uma receita que resulta da sua experiência como marmiteira e da sua habilidade como cozinheira. Leva almoço para o trabalho e tem um grupo de colegas que também o fazem, dividem histórias e a vez de lavar a louça, foram adquirindo acessórios para a copa e por vezes partilham mesmo comida. Sente que a marmita lhe permite ganhar saúde e que os limites para as receitas vêm apenas do bom senso: evitar maionese e molhos no Verão, reforçar a refrigeração, sobretudo ela que leva apenas a comida na sua "mala de senhora". No seu blogue, que nasceu há dois anos, partilha algumas das receitas que depois vão na marmita, mas reconhece que "as receitas que se levam apenas num turperware, como uma feijoada, uma sopa, uma massada de peixe, um arroz de bacalhau ou com carne, um esparguete guisado com frango, uma salada de atum ou outras saladas, são sempre mais práticas de levar".


Cuscuz com  pimentos, alho francês e frango picante com sementes de sésamo, by O Meu Tempero


- 2 peitos de frango
- 1 colher de café de pimenta preta moída
- 1 colher de café de coentros moídos

- 1 colher de café de pimentão doce moídos 
- 2 colheres de sopa de sementes de sésamo
- 1 alho francês médio (só a parte branca)
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimentos verde
- 2 colheres de sopa de cebolinho fresco picado
- 150g de cuscuz
- 200ml de água a ferver
- azeite virgem q.b.
- sal q.b.

Colocar os peitos de frango entre papel vegetal e bater com o rolo da massa para ficarem mais finos. Temperar o frango com sal, a pimenta preta, os coentros moídos, o pimentão doce e pincelar com azeite.  Reservar. Aquecer uma frigideira, colocar uma colher de sopa de azeite e saltear o alho francês, cortado às fatias de 5 cm e depois às tiras finas no sentido longitudinal, até amolecerem. De seguida acrescentar os pimentos aos quadrados. Se necessário acrescentar um pouco de água para o alho francês não secar e ficar rijo. Temperar de sal e reservar. 
Na mesma frigideira fritar o frango e quase no fim acrescentar as sementes de sésamo. 
Para o cuscuz basta ferver a água e verter por cima. Aguardar uns segundos, separar os grãos com um garfo e temperar de sal e azeite. 
Empratar colocando o cuscuz, os legumes por cima e o frango fatiado. Polvilhar com o cebolinho e um fio de azeite. Pode servir-se quente ou frio. Bom apetite!

4 comentários:

Salpicos Doces disse...

Foi mesmo uma excelente oportunidade para conhecer um grupinho tão bem disposto.
A Carla é uma querida e super prática! Gosto bastante de visitar a" cozinha " dela :)
Excelente sugestão agora para estes dias primaveris :)
Beijinho doce !

Receitas para a Felicidade disse...

Uma deliciosa sugestão!

Carla Sousa disse...

Essa Car(l)a não me é nada estranha... E essa receita também me parece familiar. bjs Ana e obrigada pelo belíssimo texto.

Unknown disse...

Uma boa sugestão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...