quarta-feira, 24 de abril de 2013

[Guest blogger] Receitas para a Primavera, by As Receitas da Patanisca

A Sónia, das Receitas da Patanisca, foi uma das bloggers que simpaticamente acedeu a contribuir para uma série de receitas para a marmita inspiradas na Primavera. Como a Carla, optou pelo cuscus, mas neste caso numa receita vegetariana com beringela. Óptimo!

Marmiteira desde 2009, quando começou a trabalhar num local que tinha sala e condições para almoçar, com "uma vista fantástica para o rio Tejo", a Sónia tem um separador no blog, que mantém desde Maio de 2007, só sobre almoçar no trabalho, mas acha que o que resulta melhor são quiches, empadas, bôlas ou algumas saladas como a meia-desfeita de bacalhau. Além do almoço, leva iogurtes e barras de cereais que também prepara em casa, por vezes também fruta já cortada. Ao almoço, os colegas "amantes da culinária" aproveitam para partilhar receitas.

Cuscus com beringela, by Receitas da Patanisca (para cerca de 3 pessoas)


2 beringelas grandes
1 cebola grande
2 dentes de alho
5 azeitonas pretas sem caroço
200ml de polpa de tomate (1 embalagem)
1/2 copo de vinho branco
Sal, pimenta, oregãos
1 fio de azeite
Folhas de mangericão para decorar
300g de cuscus
2 dl de chá bem quente (utilizei chá de menta da It by Jugais)

Tradicional: Comece por refogar em azeite a cebola e o alho bem picados. Junte o tomate e deixe apurar. Adicione a beringela (com casca) cortada em cubos pequenos, o vinho branco, os temperos e as azeitonas. Deixe ferver até obter um estufado bem apurado. Rectifique os temperos.

 

Bimby: Comece por refogar em azeite a cebola e o alho bem picados (picar: 5seg/vel5, refogar 7min/100º/Vel. colher). Junte o tomate e deixe apurar (15min/100º/Vel. colher). Adicione a beringela (com casca) cortada em cubos pequenos, o vinho branco, os temperos e as azeitonas. Deixe ferver até obter um estufado bem apurado (30min/100º/vel. colher inversa). Adicione um pouco de água se necessário. Rectifique os temperos.

 

Para fazer o cuscus, junte o cuscus ao chá bem quente, tempere com sal e pimenta, tape bem o recipiente (costumo utilizar tampas herméticas) e deixe cozer durante 10 minutos. Mexa com um garfo e sirva.

2 comentários:

Filomena Conceição disse...

Está com um aspecto maravilhoso!

Catarina Rodrigues disse...

Hmmm! Soa e tem um aspeto delicioso! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...