domingo, 14 de abril de 2013

Barras de cereais

Os lanches e qualquer saída de casa vão mudar, porque agora posso fazer barras de cereais em casa! Chegou cá a casa o T-Bar da Tupperware, para fazer barras de cereais mas também "douradinhos", segundo o livro de receitas que o acompanha - a experimentar noutra altura!

Nesta primeira vez, fiz os cereais com flocos de aveia e de trigo, sementes de sésamo e de girassol e bocadinhos de banana frita. Em ocasiões futuras, conto usar côco, pepitas de chocolate, arroz tufado... A base é com mel ou caramelo. Eu pensava que as barras precisavam de ir ao forno, mas não: basta fazer a mistura numa frigideira e depois moldar no T-Bar e levar ao congelador/frigorífico. Por isso, é mais prático e mais barato fazê-las. A desvantagem? Obviamente que sem conservantes não aguentam muito tempo, cerca de 4/5 dias, ou seja, só fazendo ao fim-de-semana para cada semana. Também dá para moldar à mão, mas acho que será mais difícil.
Ficam grandes, pelo que dá para cortar ao meio 
Tem uma caixa própria para levar, podem ir partidos ao meio para lanche da manhã e da tarde
Barras de cereais simples
- 1 medidor T-bar (100ml) de flocos de trigo
- 2 medidores T-Bar (200ml) de flocos de aveia
- 1 medidor T-Bar (100ml) de mel
- 1 colher sopa sementes de sésamo
1 colher sopa sementes de girassol
- 1 colher sopa banana frita partida em pedaços

Colocar o mel numa frigideira. Quando começar a ferver, deitar os restantes ingredientes, envolver tudo e retirar do lume. 
Moldar no T-Bar, comprimindo com o medidor. Levar ao congelador durante 15 minutos. Desenformar virando a forma sobre a tampa. Conservar no frigorífico.

7 comentários:

Doces em Casa disse...

É uma óptima sugestão :)
Além disso são mais baratas. Aqui em casa elas não duram mais de uma semana quando se compram, por isso...

Beijo,

Aida

ana george disse...

Sim, o factor custo é importante. Só é preciso adiantar algum dinheiro para o acessório e em frutos secos, sementes e cereais. Mas depois rendem para muito tempo.

Pituxa disse...

Para fãs de barras de cereais como eu isso é óptimo! Apesar de ser uma preguiçosa nata, acho que até iria ter prazer a fazer isso... Pelo menos sabia o que estava a comer, poupava uns €'s e além disso o aspecto é fantástico!

ana george disse...

Para fãs, então é obrigatório, porque dá para experimentar e adaptar ao gosto pessoal! E não dá muito trabalho,dá para fazer ao mesmo tempo que se prepara o jantar.

Sónia disse...

Vou acompanhar regularmente as tuas novidades. Também tenho a T-bar e utilizo quase todas as semanas :) Já publiquei algumas receitas no blogue. Experimenta as barras bounty, não são propriamente as mais saudáveis mas ficam uma delícia!!!

ana george disse...

já espreitei as tuas e vou partilhar o que fizer,sim! bjo

Ana Rita disse...

Olha! Gostei muito da sugestão! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...