segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Guisado de legumes e uma mensagem

O mês de Janeiro está a ser particularmente violento em termos de trabalho, e ainda surgem novos projectos com o blog, mas quem corre por gosto não cansa e nos breves segundos antes de adormecer de cansaço (afinal se calhar cansa um bocadinho) penso que tenho sorte em fazer o que gosto e ser recompensada por isso. Isso mesmo mo relembrou uma das mensagens da "Ser Feliz", da Grand'Ideia, que coloquei na marmita para "ver mais tarde". Assim o género de 'uma mensagem por marmita não sabe o bem que lhe fazia', enquanto comia um óptimo guisado de legumes preparado na Moulinex Cuisine Companion que está de visita lá a casa, simplesmente porque foi a primeira receita que encontrei em que tinha to-dos os ingredientes já em casa. O travo da pastinaca / cherovia dá um toque meio apimentado, meio noz moscada, entre a batata e a cenoura, que me encanta. Mas para quem não encontre ou não goste deste tubérculo (costumo comprar no Celeiro, da Quinta do Arneiro) pode substituir por batata doce, por exemplo, e aí tem um óptimo acompanhamento para carne ou peixe. A vantagem de o ter preparado no robot da Moulinex é que este tem os programas pré-definidos, ou seja combinações de temperatura e tempo, sempre passíveis de ser alterados, que ajudam quando o tempo é escasso e ficam a fazer enquanto damos conta de outra tarefa qualquer. Ou dormimos uma sestinha.







Guisado de legumes (receita "1 Milhão de menus Moulinex Cuisine Companion" #129)
(para 4 a 6 pessoas)
(10 min preparação, 45 min cozedura)
100 g cebola roxa
1 dente de alho
10 cl azeite
1 colher chá paprika

250 g abóbora
250 g cherovia ou pastinaca
300 g cebouras
20 cl caldo de galinha

sal e pimenta
(Opções: pode-se usar batata, batata-doce, curgete, etc)

Descasque a cebola e corte-a grosseiramente. Coloque na taça com a lâmina picadora e misture na velocidade 11 durante 10 seg.
Substitua a lâmina pelo acessório misturador. Esmague o dente de alho utilizando a lâmina de uma faca e coloque-o no aparelho com o azeite e a paprica. Seleccione o programa P1 de cozedura lenta a 130 ºC durante 4 min.
Descasque a abóbora, a cherovia e as cenouras e corte-as em pedaços. Após 4 minutos, junte o caldo e os legumes. Tempere com sal e pimenta. Seleccione o programa P2 de cozedura lenta a 95 ºC durante 40 min. Sirva quente.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...