domingo, 23 de março de 2014

[Guest blogger] Receitas para a Primavera, by Healthy Fit

A Cláudia do Healthy Fit Way acedeu ao nosso convite, marmiteira que foi durante os últimos dois anos de faculdade, “excepto nos dias em que ia muito carregada”. Pouco depois, criou o blogue, ao mesmo tempo que se tornou “mais rígida e exigente com a alimentação”: comprou uma lancheira com alça a tiracolo para conseguir levá-la mais facilmente. Evitava a comida cara na faculdade, ao mesmo tempo que controlava o que estava a comer. “Ideal na altura era tudo o que não precisasse aquecer!” As filas para o microondas eram enormes e queria evitar aquecer comida em recipientes de plástico! Por isso, privilegiava “frango desfiado, atum, hamburgers, folhas verdes como espinafres, canónigos, rúcula, alface, ovo cozido, batata doce às rodelas, arroz (faço sempre basmati)”... 

Actualmente, não está a trabalhar, mas a preocupação com alimentação saudável continuou. Tudo o que é preciso é “preparação: ter tudo preparado para não haver desculpas para deslizes!”. “Se durante a semana o tempo for mesmo muito curto para preparar refeições, o meu conselho é dedicar uma horinha ao domingo para orientar as coisas para a semana e congelar o que puder ser congelado (até já cozinhado). Fazer as compras das coisas habituais (consultar as promoções em vigor, às vezes pode ser um tipo de alimentação mais dispendiosa, é verdade)”.

Além da preparação, sublinha dois elementos importantes: “um objectivo em mente (qualquer que seja, perder peso, aumentar peso, controlar algum problema de saúde, ter uma alimentação mais equilibrada...) e ter conhecimento para o atingir!” Parte desses conhecimentos têm que ver com distinguir os tipos de macronutrientes: proteína, hidratos de carbono e gordura. Por isso, muita atenção aos rótulos! “Não basta ver o número de calorias, isso não nos diz muito! Por vezes fala-se em “calorias vazias”, quando os alimentos não têm qualquer tipo de benefícios para nós (ex. Bolachas, bolos..)”. E duas coisas mais são importantes, diz a Cláudia: “gostar de cozinhar” e… “paciência”. Os resultados não surgem do dia para a noite, mas o importante é não perder motivação”.

A Cláudia preparou-nos um frango panado com bróculos cozidos a vapor (na Varoma da Bimby) e batata doce assada, algo que faz em quantidade para ter pronto: “é um prato saudável e equilibrado, temos proteína (no frango), hidratos de carbono nos bróculos e na batata doce (complexos e com um índice glicémico baixo – o que nos deixa saciados mais tempo!) e temos também gorduras saudáveis provenientes dos frutos secos e da linhaça”.




Frango panado com frutos secos (com bróculos cozidos a vapor e batata doce assada) 
2 colheres sopa farinha de amêndoa
2 colheres sopa linhaça dourada moída
1 punhado de nozes (ou outro fruto seco a gosto)
1 peito de frango grande
1 ovo batido

Cortar o peito de frango em várias tiras longitudinais. Dispor de duas tigelas, uma com o ovo batido e outra com a mistura da farinha de amêndoas, linhaça e nozes. Passar o frango pelo ovo e seguidamente pela mistura e colocar num pirex para levar ao forno.
Pré-aquecer o forno a 200º e aguardar cerca de 20 – 25 minutos (o tempo de cozedura pode variar conforme o forno).

3 comentários:

Cláudia Esteves disse...

muito obrigado mais uma vez :)
espero que os teus leitores gostem da sugestão! beijinho*

Cozinhar sem Lactose disse...

Boa ideia!! Gosto deste panado!

Marmita Lisboeta disse...

Tenho a certeza que sim, Cláudia! Beijinhos e obrigada!
Ana, é mesmo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...