segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Um jantar rápido de Natal: Creme de abóbora com pesto de nozes

Nas últimas semanas sucederam-se os almoços e jantares de Natal: o do trabalho, dos amigos, dos outros amigos... e agora junto também o dos bloggers! Estivemos na Academia Vaqueiro para aprender com o chef Pedro Niny Duarte (o autor da receita que adaptei para bôla de acelgas) algumas receitas rápidas de Natal! Já vos mostrei aqui uma fotografia e a Catarina 'Tralhas' e o Célio 'Sweet Gula' mostraram nos seus blogs a animação que foi a preparação e a "degustação" do jantar! Agora deixo-vos algo de útil: a receita de creme de abóbora com pesto, que foi a que me coube a mim e ao Célio preparar. Uma óptima maneira de começar as refeições pesadas da época! (Ah, os croutons terão direito a post próprio!) Feliz Natal a todos!!

Creme de abóbora com pesto
Para o creme:
400gr abóbora limpa
200gr alho francês
2 courgettes
1 batata
100gr Vaqueiro alho
 Sal
Pimenta preta

Para o pesto:
1 dente de alho
Azeite
Alho
Manjericão fresco
Coentros
Sementes de abóbora
cerca de 60gr de nozes
queijo parmesão ralado


Para o creme: derreter a Vaqueiro alho numa panela, juntar o alho francês cortado em pedaços, tapar e deixar suar sobre lume muito brando.
Cortar a abóbora em cubos pequenos e juntá-lo ao alho francês. Mexer e voltar a tapar.
Lavar as courgettes, eliminar as pontas, cortá-las em cubos e deitar na panela. Temperar com sal, mexer e deixar suar mais um pouco até os legumes estarem moles.
Juntar água e ferver até cobrir completamente os legumes e deixar cozer, tapado e sobre lume moderado, até estarem macios.
Quando os legumes estiverem macios, triturar com a varinha mágica até a sopa estar cremosa. Rectificar o sal e, se estiver demasiado espessa, juntar um pouco mais de água a ferver. Temperar com pimenta preta e mexer.

Para o pesto: esborrachar o dente de alho, tirar-lhes a pele e deitá-los no copo da varinha mágica. Juntar as nozes e sementes de abóbora e folhas de manjericão e de coentros. Adicionar um pouco de azeite e triturar com a varinha, continuando a adicionar o azeite em fio, até obter uma pasta.
Juntar 2-3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, misturar bem e deitar numa taça.

1 comentário:

Telita disse...

Boas Festas.

______________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...