Quando estive no ano passado uma semana em trabalho em Antuérpia, na Bélgica, fiquei num estúdio para poder cozinhar (e fugir à solidão dos hotéis).
À chegada, fiz compras num Carrefour de proximidade, de onde veio uma solução para quem não tinha quase acessórios para cozinhar: creme de cogumelos instantâneo. Nas noites frias de Dezembro, o creme de cogumelos salvou-me (como a internet enganou a solidão): era só adicionar água quente e ali tinha um creme reconfortante e saboroso. Quando o tempo começou a refrescar, lembrei-me desse creme e quis fazê-lo eu mesma [daí o DIY para algo que era instantâneo], mas desta vez onde tudo sabe melhor: em casa.
Estação de comboios de Antuérpia: a mais bonita e espectacular por que já passei |
Creme de cogumelos Portobello
300gr cogumelos Portobello (ou 2 unidades)
1 cebola grande
1 dente de alho
1/2 caldo de legumes Knorr
2 colheres de farinha Maizena (amido de milho)
1 chávena de leite
1/2 pacote natas light
azeite
sal e pimenta
sumo de limão
cebolinho (opcional)
Num tacho, colocar azeite e a cebola picada e alho, deixar refogar.
Separar os troncos dos "chapéus" dos cogumelos. Picar 1/2 chapéu do cogumelo e reservar, regando com limão.
Deitar os restantes cogumelos picados no refogado, adicionar o caldo de legumes com água e deixar ferver durante 5 minutos. Colocar a metade do cogumelo num cesto de legumes e deixar cozinhar a vapor, ou saltear numa frigideira se preferir.
Retirar o cesto de legumes e passar o creme com varinha mágica. Voltar a levar ao lume e adicionar natas, e farinha Maizena dissolvida em leite antes de adicionar. Rectificar a consistência e temperos. Servir com cebolinho seco ou fresco.
Sem comentários:
Enviar um comentário