sexta-feira, 8 de março de 2013

[DIY] Pickles caseiros

Se há pouco mais de um ano me dissessem que eu estaria a fazer pickles em casa, eu ria-me. Primeiro, não gostava muito; depois, era algo que pensava que demorava muito tempo. Com o blogue e o hábito de levar almoço, experimento coisas que antes me recusava e tento aliar sabor a saúde.

Há umas semanas, comprei metade de uma couve roxa e metade de uma couve branca nos packs do Continente por €1, já que sabia que não gastaria uma couve roxa inteira, mesmo que saiba que fica ligeiramente mais caro. E nem metade gastei, em saladas como gosto, com um fim-de-semana fora de casa... Foi então que me lembrei de um almoço com uma amiga em que me serviram carne de frango à portuguesa (a receita de carne de porco à alentejana sem amêijoa... e sem porco :D) com couve roxa em pickles.

Uma pesquisa no Google e no dia seguinte tinha uma conserva caseira de vegetais. Este tipo de conservas de vegetais permitem dar uso àqueles que já não vamos usar, ajudam na digestão e são práticas para levar na geleira, já que já estão temperadas, além de darem cor às refeições. Também fiz com a couve branca para chucrute, mas ainda precisa de mais tempo. Aqueles que mais costumo comprar/consumir, pickles de beterraba, devem ser os senhores que se seguem.
Pickles de couve-roxa
- de compra: 3,26  
- caseiro: €0,70

- 300g couve-roxa cortada finamente
- 100 ml vinagre de vinho branco
- 50g de açúcar
- sal grosso ou marinho
- água

Para fazer a couve roxa em pickle, aquecer 100 ml de vinagre, juntar 50 g de açúcar e 50 ml de água, uma pitada de sal e verter ainda quente por cima da couve roxa cortada finamente. Reservar no frigorífico de um dia para o outro ou o máximo tempo possível antes da sua utilização.

3 comentários:

Catarina disse...

Aqui está algo que nunca me lembrei de fazer. E simples que é! Às vezes complicamos o que é descomplicado :)

beijinhos

Unknown disse...

É mesmo! Coisas simples e práticas :)

Sara disse...

Eu gosto deste tipo de coisa, mas a verdade é que agora eu não tenho muito tempo para fazê-las, mas igualmente Gosto de uma boa refeição, então eu sempre pedir comida kosushi

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...