sábado, 13 de junho de 2015

Lisboa depois do Santo António

Junho é um mês de festas! Fiquem com um apanhado de iniciativas relacionadas com gastronomia e bebidas a acontecer em Lisboa nos próximos tempos.

Só até amanhã, dia 14, dia de fecho da Feira do Livro, ainda podem aproveitar as promoções no stand da LusoTea, já a pensar no tempo de praia.

Cozinhas-do-mundo_Ines-Malvar
Foto de Mistura Popular
O projecto Cozinhas do Mundo - Mistura Popular da Mouraria decorre pela segunda vez, numa parceria entre o Lis­boa Mis­tura e a Cozi­nha Popu­lar. Haverá chefs portugueses e de outras origens para degustar os sabores do mundo. Cada jantar custa 15€ e as reservas são feitas pelo email cozinhasdomundo.reservas@gmail.com. A agenda é:
- 17 Junho, Chef Luís Amé­rico
Luís Amé­rico é um dos mais con­cei­tu­a­dos Chefs a exer­cer a sua acti­vi­dade na cidade do Porto. Desde cedo se aper­ce­beu da sua voca­ção e pai­xão pelo mundo da gas­tro­no­mia e, para as pôr em prá­tica, estu­dou Ges­tão Hote­leira e Gas­tro­no­mia Mole­cu­lar.

- 18 Junho, Chef Cata­lina Sal­cedoCata­lina Sal­cedo é uma pro­mis­sora Chef colom­bi­ana a resi­dir em Lis­boa. Apai­xo­nada pela inves­ti­ga­ção e pela des­co­berta de novas for­mas de apren­di­za­gem da gas­tro­no­mia, irá par­ti­lhar com todos os comen­sais as suas raí­zes, ingre­di­en­tes e tra­di­ções.
Uma mis­ce­lâ­nea de cul­tu­ras, pro­duto das mais diver­sas influên­cias e mes­ti­ça­gens, assim se pode defi­nir a cozi­nha colom­bi­ana, a ver­da­deira cozi­nha de fusão.

- 19 Junho, Chef Wanda 
Wanda traz-nos os sabo­res da Tai­lân­dia, uma das mais refres­can­tes gas­tro­no­mias mun­di­ais, cheia de referências de outras regiões.
- 20 Junho, Chef Vasco Coe­lho San­tos
Vasco Coe­lho San­tos estu­dava Ges­tão quando se aper­ce­beu de que a cozi­nha era, real­mente, o que lhe dava pra­zer. Neste dia, ire­mos sabo­rear os sonhos do Chef, com influên­cias de Espa­nha, da cozi­nha clás­sica francesa e de tra­di­ção asiá­tica.

- 21 Junho, Jan­tar da Cozi­nha
Seja pela cozi­nha afri­cana da Luisa, viet­na­mita da Ha, nepa­lesa do Manish ou por­tu­guesa da São, a mul­ti­cul­tu­ra­li­dade da Cozi­nha Popu­lar da Mou­ra­ria vai estar ao rubro neste jan­tar a mui­tas mãos, onde con­ta­mos tam­bém com a pre­sença de con­cei­tu­a­dos Chefs que desde cedo têm cola­bo­rado neste projecto.

No dia 27 de Junho, decorre no Largo do Intendente a Festa Junina, o evento mais esperado do calendário brasileiro, no âmbito da Semana Cultural do Brasil do projecto Volta ao Mundo em Arroios. A entrada é gratuita. Mais info em http://voltaaomundoemarroios.blogspot.pt/

Nos festejos vende-se comida e bebida tradicionais, como o quentão, pipoca, cachorro quente, pé de moleque, canjica, e outros, e vai ser encenado um casamento caipira, que consiste num casamento falso onde a história se repete: a noiva aparece grávida antes do casamento e o pai da rapariga obriga o noivo a casar. Consumado o casamento, a quadrilha começa. Esta é uma dança coletiva, típica da festa junina, onde os casais estão vestidos a rigor, as raparigas com vestidos rodados e de panos simples e remendados,  e os homens de camisa quadriculada, calças remendadas e chapéu de palha. Todos dançam ao som de forró e músicas tradicionais.

Até final de Julho, está aí a Rota dos Hamburgueres Hellmann's em 36 restaurantes de Lisboa e em 16 no Porto. Com um preço médio de €8, poder-se-ão encontrar especialidades como: Hambúrguer Cabo Girão, em bolo do Caco, com cogumelos, rúcula, ovo estrelado, e maionese com ervas; o Hambúrguer à Portuguesa, com cebola frita, cebola confitada em molho de assado e mel, alface, tomate e queijo da serra; o Hambúrguer Gula recheado com queijo cheddar, alface, tomate, bacon e maionese.Podem encontrar a colecção na Zomato para Lisboa e para o Porto.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...