domingo, 1 de fevereiro de 2015

[Dia Um na Cozinha] Risotto de trigo

O blog comemora três anos! Há três anos, foi um pontapé para a frente para animar os meus dias e não só não me arrependo como tem sido muito melhor do que alguma vez pensei. Desafia-me a querer fazer mais, a aprender, a pesquisar, a conhecer novas pessoas, e sempre a partilhar esse percurso com outros. Se gostava que interagissem mais comigo: gostava! Não partilho muita intimidade nem coloco fotografias tcham e superproduzidas, não digo mal, mas sei que vocês andam por aqui a ler e não dizem muito... Uma das coisas de que mais gosto é dos desafios, seja das comunidades de bloggers na internet, seja das marcas, que levam a pensar numa receita para um determinado tema. E para o Dia Um... Na Cozinha!, cujo tema é a cozinha vegetariana, não poderia falhar! Porque esta cozinha é o melhor sinal do que mudou desde 2011, que tem sido incorporar a comida vegetariana, que já comíamos por vezes fora de casa, nas rotinas semanais. Afinal não dá assim tanto trabalho, ganha-se em saúde e varia-se do 'outra vez arroz'.

A ideia para esta receita em específico veio directamente do livro de receitas da Moulinex Cuisine Companion, que está cá por casa para "relação temporária", para preparar trigo sarraceno, de forma que ficasse com sabor mais intenso. Com o robot, a ideia de um risotto parecia-me muito bem, porque fica a máquina a mexer!


A receita...

Trigo à moda de risotto, receita adaptada de "1 Milhão de menus Moulinex Cuisine Companion" #131)
(3 a 4 pessoas) 
(10 min preparação, 30 min cozedura)
250 g trigo sarraceno
1 cebola
10 cl azeite
8 cl vinho branco
70 cl caldo de galinha (usei caldo de legumes)
10 folhas de manjericão
sal e pimenta

Descascar a cebola e cortá-la grosseiramente. Colocar na taça com a lâmina picadora e misturar na velocidade 11 durante 10 seg.
Substituir a lâmina pelo acessório misturador e deitar o azeite na taça. Seleccionar o programa P1 de cozedura lenta durante 7 min. sem a tampa.

Quando o temporizador indicar que faltam 4 min., juntar o trigo. Quando faltar apenas 1 min., juntar o vinho branco.
No final do programa, juntar o caldo de galinha, temperar com sal e pimenta e seleccionar o programa a vapor P3 a 95 ºC durante 20 min. com a tampa.
(Cortar os tomates e as curgetes em pequenos cubos. No final da cozedura, junte o parmesão, os tomates e as curgetes. Misture cuidadosamente com uma espátula.) Não fiz este passo, coloquei apenas um pouco de margarina líquida para envolver uma última vez o trigo
Servir de imediato guarnecendo com as folhas de manjericão. (usei também cebolinho seco)

7 comentários:

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Ana, esta tua sugestão parece-me bastante deliciosa. Eu também ando a tentar mudar, ou melhorar, a minha alimentação e quero e adoro experimentar coisas novas. O trigo sarraceno é apenas uma delas que até já comprei. E esta ideia de fazer um risotto com este trigo parece-me deliciosa. A experimentar, sem falta. ;)
Um beijinho e Parabéns pelo aniversário do blog. ;)

Marmita Lisboeta disse...

Obrigada Célio!

Receitas para a Felicidade disse...

Gostei muito desta tua sugestão Ana, diferente e aposto que deliciosa

beijinho e boa semana!

Joana disse...

Parece-me uma ideia deliciosa!
Eu adoro risottos!
E que belo prato para comemorar os 3 anos :)
Muitos parabéns pelo blogue!
Um beijinho

Anónimo disse...

Olá Ana!
Em primeiro lugar, muito parabéns pelo aniversário do blogue :) gosto muito dele e, é verdade, sou uma daquelas que anda por aqui caladinha mas vou ver se mudo isso :)
Adorei a sugestão de prato vegetariano. Já ouvi falar do trigo sarraceno mas nunca usei, nem comi. Mas o risotto é um dos meus pratos preferidos e parece-me uma excelente ideia para começar a experimentar este ingrediente.
Beijinhos, Paula

De cozinha em cozinha disse...

Que boa ideia Ana. Tenho a Bimby, mas nunca a deixei a fazer risotto e confesso que também nunca fiz do modo tradicional...sou mais arroz malandrinho...
Beijinhos

Gisela disse...

Parece-me deliciosa esta sugestão, nunca provei esse trigo mas de certeza que vou gostar
Um beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...