terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Lasanha verde de soja com legumes

Ups, mais uma receita vegetariana e mais uma receita na Moulinex Cuisine Companion. E foi definitivamente a melhor receita que já fiz com soja. Se não fosse o preço particularmente baixo da soja ou os seus benefícios para a saúde, o argumento seguinte seria a alternativa à carne picada, que recentemente surgiu nas notícias por ser um ingrediente dificilmente em boas condições nos estabelecimentos. Pode-se preparar com a lasanha branca, mas a verde bate essa aos pontos. Vejam o truque para ficar bem cozida sem ficar seca no final das instruções. Se conseguirem cortar a lasanha e colocá-la direita na marmita (o truque é untar com um pouco de azeite o tabuleiro, ou preparar num de silicone, e servir com uma espátula), então terão um almoço daqueles que nos fazem querer passar o relógio adiante.

A receita...

Lasanha verde de soja com legumes, adaptado de "1 Milhão de menus Moulinex Cuisine Companion" #103)
Para 3-4 doses ; 20 min preparação, 1h20 cozedura

300 g carne picada OU 150g SOJA fina + 1 colher de chá de gengibre em pó + 1 colher de chá de noz moscada em pó
1 dente de alho
1 cebola
5 cl azeite
500 g tomates, pelados e escorridos (em conserva )
10 g orégãos OU 1 colher de Segredos Margão Bolonhesa
sal e pimenta
Acrescentei cenoura ripada e alho francês
 
Para o molho béchamel
50 g farinha
50 g manteiga
50 cl leite meio gordo
1 pitada de nozmoscada
1 embalagem de lasanha - usei Milaneza verde
100 g queijo Gruyére OU mozzarella ralado

(Colocar a soja de molho com gengibre e noz moscada durante pelo menos 30 minutos, idealmente 2 horas. Escorrer no final desse tempo.)
Descascar a cebola e o alho e colocá-los na taça com a lâmina picadora. Misturar na velocidade 11 durante 10 seg. Substituir a lâmina picadora pelo acessório misturador.
Juntar o azeite e seleccionar o programa P1 de cozedura lenta a 130 ºC durante 5 min.
Juntar a carne/soja, os tomates e os orégãos/temperos de ervas. Temperar com sal e pimenta e seleccionar o programa P2 de cozedura lenta a 90 ºC durante 35 min. Reservar o molho e lavar a taça.
Aquecer previamente o forno a 180 ºC. Colocar a farinha, o leite e a noz moscada na taça com o acessório batedor. Temperar com sal e pimenta. Misturar na velocidade 7 durante 1 min. Juntar a manteiga e seleccionar o programa para molhos a 90 °C na velocidade 4 durante 8 min.
Untar uma travessa que vá ao forno com azeite e deitar um pouco de molho bolonhesa.
Cobrir com a massa de lasanha, previamente passada em água quente durante 1-2 minutos, juntar o molho bolonhesa e o molho bechamel. 
Repetir este passo em camadas até todos os ingredientes serem utilizados, finalizando com o queijo. Levar ao forno durante 25-30 min*.

*Dica Milaneza: colocar uma folha de alumínio a cobrir a lasanha durante a primeira metade da cozedura de forno e depois retirar para gratinar por cima.

1 comentário:

Susana Machado disse...

Bela sugestao!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...