domingo, 16 de março de 2014

O passo-a-passo dos sumos detox

Gostei muito do workshop da Lillian Barros inteiramente dedicado aos sumos detox. Depois do workshop sobre alimentação saudável no dia-a-dia, este foi mesmo repleto de ensinamentos! Aconselho vivamente a verem a agenda dos próximos - isto porque, apesar de vos contar sempre um pouco do que por lá se fala, eu não poderei ir a todos e além disso a Lillian Barros é uma óptima oradora que dá prazer ouvir! Ah, e ainda ganham umas ofertazinhas da Brio, de onde veio esta água de côco para preparar este sumo.

Neste sumo não coloquei verdes, mas experimentei algo novo, um super-alimento: a maca. A Lillian referiu que, além de se juntar 1 a 2 frutas (se for sumo com verdes - espinafres, acelgas, couve, alface - deve ser um citrino para potenciar a absorção do ferro), de um (ou parte de um) tubérculo (cenoura, beterraba), de ervas (hortelã, salsa) e de sementes (linhaça, girassol, chia, bagas goji), também os super-alimentos são fundamentais (maca, clorela, spirulina, camu camu...). A minha opção recaiu desta vez sobre a maca, uma raiz do Peru, que ajuda a aumentar a energia, vitalidade e resistência, bem como a conseguir um maior equilíbrio hormonal. Para adicionar líquidos, pode ser água, mas também chás (frios) que maximizem a desintoxicação, como o de cavalinha ou verde, mas também água de côco, ou "leites" vegetais (de amêndoa, arroz).

Outras dicas da Lillian Barros tinham que ver com quando tomar estes sumos em relação com alimentação normal: tomar em substituição de uma refeição leve (pequeno-almoço, lanche da manhã ou da tarde) 1 a duas vezes por semana, fazer um dia inteiramente a sumos por mês, por exemplo, ou fazer 2 a 3 dias apenas a sumos, como dieta de desintoxicação mais radical. Consoante estas opções, os sumos adaptam-se (por exemplo, nestes casos devem ter leites vegetais como de arroz ou amêndoa para dar mais corpo ao sumo).

A revista Sábado desta semana traz um esquema muito útil e receitas destacáveis, por isso voltaremos a partilhar convosco mais sobre estes sumos da moda, mas sobretudo muito saudáveis. Vejam na Activa outro artigo da Lillian Barros.
Sumo de maçã, tângera e cenoura
1 maçã
1 tângera
1/2 cenoura
100ml de água de côco
1 colher de sopa de maca
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de sementes de linhaça

Misturar todos os ingredientes excepto as sementes numa liquidificadora e triturar até ficar homogéneo. Adicionar mais água de côco se necessário. Servir e deitar sementes de linhaça por cima.

5 comentários:

NotGuiltyPleasure disse...

Deve ter sido um workshop bastante interessante e esse sumo com maca parece-me óptimo para começar o dia com muita energia!!

Lillian C. Barros - Nutricionista disse...

Fico muito contente que tenha gostado e sobretudo que aprenda com os Workshops Vida Saudável a fazer as escolhas mais correctas para si e para os eu dia a dia! Espero por si no próximo dia 31, no mesmo sitio à mesma hora! Bom resto de sexta feira!

Marmita Lisboeta disse...

Que honra, Lillian! Não dá para fazer sumos destes todos os dias, mas quando se consegue ter tempo... Beijinho!

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Achei este post bem interessante e muito elucidativo. E como estes sumos estão na moda, estou tentado a experimentar uma receita um destes dias. Tenho uma dúvida, as sementes aqui usadas, sejam elas de linhaça, girassol, chia... devem ser trituradas ou bebem-se assim, inteiras?!
Beijinho. ;)

Marmita Lisboeta disse...

Hallo Célio!
Podes triturar e o sumo fica mais espesso; ou podes colocar no topo no fim, por triturar. Dizem que desta última forma é mais natural porque obrigada o organismo a processá-los e portanto o efeito é maior.
Depois mostra as experiências!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...