sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Bica de azeite, ou o sabor a casa

Uma das coisas que melhor me sabe quando vou à Beira Baixa é a bica de azeite, sabe mesmo a casa. Esta receita típica aproveita o melhor do azeite e pode ser apreciada com manteiga, queijo, ou com doces. Ou simples, claro. Resolvi-me a fazer em casa para experimentar o azeite da Adega de Borba, que agora se lança na produção deste líquido dourado, seguindo a tendência das produtoras de vinho, com muita qualidade. O azeite é a gordura alimentar mais digestiva, reduz a acidez gástrica, evita problemas cardiovasculares e controla os níveis de colesterol. Contribui ainda para o crescimento dos ossos e, através das suas propriedades antioxidantes, para a conservação dos tecidos, retardando o envelhecimento. Uma parte essencial da dieta mediterrânica!
Foto Adega de Borba
Apesar de a azeitona ser do Alto Alentejo, não somos regionalistas e achamos que o melhor de Portugal é para se aproveitar sem fronteiras internas! Comecei por colocar os ingredientes na máquina do pão, que me pregou uma partida e não amassou bem: acabei eu a amassar e sovar a massa, o que até teve alguma graça! Um forno a lenha seria o adequado, mas no forno de casa deu para matar saudades.

Bica de azeite
500gr farinha sem fermento
250ml água morna
1/2 colher de sopa de sal grosso
75ml de azeite
50gr fermento químico
25gr açúcar branco

Colocar todos os ingredientes na máquina de pão e amassar.
Retirar e deixar a fintar durante 1 hora em lugar quente, embrulhando em mantas o alguidar.
Retirar e tender na forma de bicas ovais, baixas e no tamanho que desejar, e picar com um garfo. Levar ao forno a 170º-180ºC, durante cerca de 20 minutos ou até ficarem douradas por cima.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...