quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Batidos de ameixas e leite de arroz

Tinha provado em tempos leite de soja, porque a minha mãe é intolerante a leite de vaca, mas nem eu nem ela incorporamos o hábito do leite vegetal... No entanto, tenho lido que o leite de vaca é um alimento que na verdade não é assim tão benéfico para a saúde como fazem crer e, partindo do princípio que somos os únicos mamíferos que bebem leite em adultos, é bem capaz de ser verdade! 

Por isso, lancei-me a experimentar leites de arroz e arroz com amêndoa e com côco, para ver se superavam a experiência do leite de soja. O leite de arroz simples foi usado nas pataniscas de feijão verde; o leite de arroz com amêndoa foi usado para batidos matinais, que me façam comer a fruta que durante o dia me escapo de comer... Na primeira tentativa, temi que o leite de arroz-amêndoa fosse muito esbatido e coloquei uma colher de açúcar demerara (menos refinado do que o mascavado). Concluí que era docinho o suficiente e, na segunda, diluí mais, adicionando maçã e água. (Ah, se os copos parecem de cerveja, é porque são! Cá em casa há um apreciador de cerveja a coleccionar copos e acho que têm que ser rentabilizados para outros usos!)


Batido de ameixa, banana e leite de arroz-amêndoa
1 ameixa com casca
1/2 banana
1 colher de sobremesa de açúcar demerara
1 colher de sobremesa de sementes de linhaça douradas moídas
100ml de leite de arroz-amêndoa


Lavar a ameixa com escova de legumes, cortar aos pedaços. Adicionar todos os ingredientes na liquidificadora e triturar até que a ameixa fique totalmente líquida.

Batido de ameixa, banana, maçã e leite de arroz-amêndoa
1 ameixa com casca
1/2 banana
1/2 maçã com casca
1 colher de sobremesa de sementes de linhaça douradas moídas
1 colher de sobremesa de levedura de cerveja
100ml de leite de arroz-amêndoa
50ml de água


Lavar a ameixa e a maçã com escova de legumes, cortar aos pedaços. Adicionar todos os ingredientes na liquidificadora e triturar até que a ameixa fique totalmente líquida.

4 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Que boa sugestão, adorei!
Tb tenho que pensar em abdicar do leite de origem animal... mas muitas vezes o preço... ai o preço!
Bjs, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Em casa dos meus pais só se bebia leite de soja, e o meu pai fazia uns batidinhos de babar mesmo. Quando vim para Lisboa comecei a beber leite de vaca (principalmente porque aqui não tinha liquidificador e o sabor do leite de soja sozinho não me agrada) e não tenho razão de queixa. Mas também já bebi leite de amêndoa e gostei imenso, é óptimo para bolos e muffins :) De arroz nunca experimentei, bem como de aveia. Mas tenho curiosidade :)

Beijinhos e boa noite :)

Anónimo disse...

gostei muito destas sugestões!! a escova de legumes parece-me um óptimo investimento, mais uma vez fiquei tentada a comprá-la!! :)*

Marmita Lisboeta disse...

Cláudia thehealthyfitway, tenho usado muito mesmo, nos legumes e frutas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...