quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Bolo de maca e curgete

Ai, o amor. Em vésperas do Dia dos Namorados, trago um bolo com maca, mais um dos superalimentos que têm sido introduzidos nos últimos tempos. Os seus benefícios fazem-no parecer um "Red Bull" sem cafeína e um "Viagra" sem a cor azul. Parece que é boa para repor os níveis hormonais e, com isso, aumentar energia, incluindo sexual, e até ajudar a emagrecer. Veio para casa por causa de um surto de acne que tive no ano passado, sem nunca ter tido antes, mas o travo forte fez com que a eficácia para ajudar a regular hormonas não pudesse ser suficientemente testada. Tentei em batidos e iogurtes mas não gostava do sabor, que é meio abaunilhado mas seco.

Por isso, decidi dar-lhe uso para um bolo e nas pesquisas encontrei este super alimento combinado com curgete. Como tinha puré de maçã feito, saí à rua para comprar curgete, que está caríssima - efeitos do Inverno, com certeza. Não quis mudar o plano e daí saiu este bolo húmido e com travo diferente, marcado pela baunilha da maca e do extracto. A forma de silicone não foi a escolha mais acertada e, se fosse à base de como ficou depois de desenformar, eu seria uma heartbreaker. O coração partiu-se todo, mas foi só o do bolo, felizmente. Se fizerem, usem forma rígida. Depois, saboreiem com dois garfos...



A receita...

Bolo de maca e curgette, adaptado de Cooking in Peru 1/2 chávena de maca (se estiver compacta por causa da humidade, peneirar)
2 ovos
1 chávena de leite
2 chávenas de curgete ralada
1 chávena de açúcar amarelo (pus um pouco menos) 
1/2 chávena de puré de maçã
1 colher de chá de bicarbonato de sódio 
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de chá de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de noz moscada
1 chávena cheia de amêndoas e nozes picadas
2 colheres de sopa de côco ralado

Misturar maca, bicarbonato de sódio, fermento em pó, canela e noz moscada numa taça larga. Misturar os frutos secos e fazer um buraco no centro.
Noutra tigela, bater os ovos e misturar açúcar e puré de maçã. Deitar no centro da mistura seca e envolver.
Envolver a curgette, misturar leite e baunilha até estar homogéneo.
Untar uma forma redonda e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 a 40 minutos, ou até o teste do palito mostrar que bolo está seco. Deixar arrefecer durante 10 minutos.











3 comentários:

Lia Lemon and Vanilla disse...

Nunca provei maca e tenho ali uns livros que pedem isso, mas nunca me apeteceu ir comprar.
Fiquei curiosa com este bolo, pelos ingredientes que leva e olha, se não parte corações e é para comer a dois garfos, é bom de certeza!!
Um beijinho grande,
Lia.

Su Delícia disse...

parece-me fantástico!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

De cozinha em cozinha disse...

Está com um belissimo aspecto. Ando curiosa com a maca.
Beijinhos e bom fim-de-semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...