quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Soja e lentilhas vermelhas à indiana

A minha visão sobre a marmita é a de que nos permite poupar dinheiro, mas se pensarmos apenas nesse objectivo acabamos por perder a motivação. Se pensarmos que também nos ajuda a ganhar saúde e a comer coisas à nossa maneira, encontramos mais razões para continuar a enfrentar os obstáculos que se lhe colocam - sobretudo a necessidade de organização de stocks de mercearia/limpeza vs. tempo para preparar as receitas.

Mas por vezes temos mesmo que pensar em opções realmente económicas - assim quando o mês parece ter atraído, qual íman super potente, todas as despesas anuais como seguros, termos tipo várias consultas médicas, o carro começar a inventar problemas, ou ainda alguns jantares fora com amigos de que também não queríamos prescindir. E aí aparece a soja. A soja que, se comida só porque é mais barata, pode logo ser encarada como algo sem graça, mas que, se for preparada com algum cuidado, é um sabor diferente e uma proteína saudável, que ajuda a diversificar o que comemos. Participamos assim no desafio "A escolha do Ingrediente" da Tertúlia da Susy, este mês acolhido pela Limited Edition.

Para não passar o molho para o arroz, dividi com uma folha de alumínio; aconselhável para algumas caixas mais susceptíveis a ficar com a cor das especiarias, o que não acontece com estas de melanina. Uma adaptação do frango à indiana, para quem prefere continuar nas carnes.
Soja e lentilhas vermelhas à indiana (para 4)
Soja granulada (100g)
Lentilhas vermelhas (70-80g)
Couve coração (50g)
1 colher sopa de azeite ou Becel líquida
1 cebola pequena
1 dente de alho
sal
2 colheres de sobremesa de Mistura Índia Margão
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
1 colher de sobremesa de noz moscada
250ml de leite de côco light
Amêndoa laminada (opcional)

Colocar a soja de molho no dobro da água, temperada com gengibre e noz moscada, duas-três horas antes; ou em água quente, 1 hora antes.
Colocar as lentilhas vermelhas de molho, duas horas antes.
Num tacho, colocar azeite e cebola e alho partidos. Colocar depois a couve coração ripada, a soja (retirar da água que restar) e as lentilhas. Temperar com sal, deixar estufar durante 5 minutos. Colocar um pouco de leite de côco e, numa tigela, misturar as especiarias da mistura Índia com o restante leite de côco, deitando em seguida no tacho. Deixar cozinhar durante mais 5-10 minutos em lume brando, ou até ficar com a consistência pretendida. Pode terminar colocando amêndoa laminada por cima.

4 comentários:

Petiscos e Miminhos disse...

bem exótica esta receita,
deve ser uma maravilha!

Salsa Verde disse...

Olá Ana,
Adoro especiarias e adoro comida indiana e esta tua versão vegetariana está uma delícia!
Beijinhos grandes,
Lia.

Tertúlia da Susy disse...

Essa receita deve ser uma especialidade :)
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

Tertúlia da Susy disse...

Obrigada pela participação, kiss
Susana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...