domingo, 27 de outubro de 2013

Queques de abóbora com bagas goji

Já li tanta coisa sobre as bagas goji que as quis trazer para casa e para o blog. Que as bagas goji são anti-oxidantes e anti-envelhecimento, que as bagas goji dão energia, que as bagas goji baixam o colesterol, que reforçam as defesas, equilibram a pressão, são digestivas, etc etc. Uma maravilha em fórmula hiperconcentrada! Claro que tive que apelar a estes benefícios todos para me decidir a comprar, porque um pacotinho destas bagas maravilhosas não é barato, meus amigos! Mas, como no caso das sementes, o investimento inicial compensa ao longo de muito tempo.
A primeira utilização juntou as ditas bagas a um legume da época: a abóbora, para resolver o facto de não ter opções de lanche to go. Afinal de contas, estamos na época do Halloween! Recordei-me do óptimo fondant de abóbora do Eataly, mas esta versão fica mais seca.


Queques de abóbora com bagas goji (para 12)
200g abóbora
2 colheres de sopa de óleo Fula 3 Ás Girassol
1 1/2 chávena de farinha
1 colher de chá de Pó Royal
1/2 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de noz moscada
1/4 colher de chá de sal
1 ovo
1 chávena de açúcar amarelo
1/2 chávena de buttermilk (1/2 chávena de leite com sumo de meio limão durante 5 minutos)
3 colheres de sopa de bagas goji

Cortar a abóbora em cubos pequenos, juntar com óleo e triturar na liquidificadora. 
Numa tigela, peneirara a farinha e juntar Pó Royal, canela, gengibre, noz moscada e sal, envolvendo. Juntar depois o ovo, açúcar e buttermilk, batendo na batedeira em velocidade máxima. Finalmente, deitar as bagas goji e envolver.
Untar as formas de queque e deitar a massa até um pouco antes do topo. Levar ao forno durante 25 minutos a 170-180ºC. Deixar arrefecer sobre uma rede.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...