quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ninguém é de ferro

É oficial: foi-me diagnosticada anemia ferropénica. Os sinais de alarme? Cansaço extremo e dificuldade de concentração. A raiz do problema? Para mim, as duas séries de antibióticos que tomei no início do ano por causa de uma infecção no nariz-ouvidos-garganta, com vários efeitos secundários, em combinação com stress. Damn!
 
Isto significa que nos próximos tempos vou-me esforçar mais por diversificar a alimentação (único conselho da médica) e investir nos alimentos que mais aportam ferro e também vitamina C, que ajuda na absorção do ferro. Além, claro, de tomar ferro em medicamentos. Por achar que pode ser útil para mais alguém, deixo aqui alguns conselhos que recolhi sobre a alimentação para quem precisa de repor ferro:
Via https://www.facebook.com/AmigoNaoEmprataAmigo?fref=ts
- alimentos ricos em ferro: fígado de vaca, carnes vermelhas, sardinhas, salsa, agrião, frutos secos, caça, berbigão, mexilhões, leguminosas (combinadas com hidratos: arroz ou batatas), beterrabas, frutos vermelhos...
 
- alimentos ricos em vitamina C: citrinos, morangos, kiwi, verduras de folha verde, pimento, tomate...

- evitar: misturar alimentos ricos em ferro com alimentos ricos em cálcio (lacticínios, sardinhas em conserva, bróculos...) porque o cálcio diminui a absorção de ferro.

8 comentários:

P. disse...

Olá...
Sei o que isso é...também já tive, com uma origem diferente mas tudo voltou ao normal...No meu caso foram-me dadas indicações mais restritas. Basicamente podia e devia comer carne de vaca, fígado, brócolos, muita fruta ao natural...A minha mãe falou com amigas e vieram mais umas receitas caseiras das quais eu só aderi aos alperces secos... Na realidade, acho que acaba por ser uma forma de o nosso corpo chamar e nossa atenção para o tipo de alimentação que temos tido. Às vezes não é tão grave assim o que comemos (ou não comemos) mas organismos diferentes têm necessidades diferentes. E o nosso tem tendência para a anemia... :-)

Força!

Unknown disse...

Sim, eu tenho tendência para o nível de hemoglobina baixo, já tinha havido uma vez que me recusaram para doar sangue. mas neste caso não foi a alimentação que levou a isto.
Alperces secos: boa dica!
A médica receitou alimentação variada e férias! Tenho que seguir os conselhos médicos!

Obrigada :)

Telita disse...

Rápidas melhoras. :)

mjmgnunes disse...

oi!
não sei se bebes café, mas durante uns tempos se puderes também reduzir o consumo de cafeína pois esta diminui a absorção de Vit.C (e consequentemente o ferro!)

:) as melhoras!
Maria

Unknown disse...

Rápida recuperação!
Beijinho

Unknown disse...

Obrigada meninas!
Maria, não sabia, mas se for de férias isso é fácil!

Unknown disse...

É uma informação muito útil.
Boa recuperação!

Unknown disse...

Obrigada, Filomena! Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...