segunda-feira, 17 de junho de 2013

Panquecas integrais de alfarroba

A alfarroba é daqueles tesouros que existem em Portugal e que podiam ser ainda mais aproveitados. No Algarve, onde se dá a alfarrobeira, há doçaria óptima com farinha de alfarroba, que é também utilizada como um excelente substituto de cacau em papas.

Cá por casa, a farinha de alfarroba é usada para pão, bolos e, numa tentativa mais recente, para panquecas num fim-de-semana com um sol muito tímido (depois das mais clássicas panquecas há algum tempo). A acompanhar, pode-se usar o que for do agrado de cada um (doces de fruta, etc), mas mel, canela e nozes foi uma combinação de sucesso por aqui.



Panquecas integrais de alfarroba
8 colheres de sopa de farinha integral
2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
1 ovo
300ml de leite
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de Pó Royal
1 pitada de sal

Deitar a farinha integral e de alfarroba com uma peneira, para eliminar os grumos, o Pó Royal, o sal e açúcar. Misturar o leite com uma vara de arames, mexendo sempre (se permanecerem grumos, passar com trituradora). 
Fritar numa frigideira não aderente untada com um lenço de cozinha embebido em óleo ou azeite. Deitar uma concha de cada vez, até criar bolhas e virar, até esgotar a massa.


6 comentários:

Unknown disse...

Que aspecto delicioso!
Um beijinho

Unknown disse...

Que lindas ficaram!

Cozinhar sem Lactose disse...

Uma receita facilmente adaptável para mim (substituindo o leite por leite de amêndoas ou de aveia, por exemplo) e ainda por cima surpreendente! Adoro!

Já agora, fica o desafio:

http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/06/um-passatempo-e-pepino-frito-com.html

Maria disse...

Epah adoro alfarroba. Faz-me lembrar quando era pequenina e comia no algarve. Sempre achei que sabia a chocolate. E moro no Pico e por aqui não encontro nem a farinha... :( Nunca fiz nada de alfarroba, só a comi, por isso tb não sei fazer nada nem se se gostarei mas acho que sim. :)

Unknown disse...

Obrigada Ana Maria e Filomena :)

Cozinhar sem Lactose, sem dúvida!

Maria, já tentou nos celeiros/lojas de produtos naturais? Hoje é bastante comum. Beijinhos para o Pico!

Maria disse...

Olá! Aqui não há celeiros nem nada... tem uma loja de produtos naturais, tenho de ir lá ver... :( Ontem voltei a procurar e nada... :(

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...