sexta-feira, 28 de junho de 2013

Bhajis de cebola

A minha relação com a cebola é difícil... crua, nem vê-la: nos restaurantes, se vem na salada, já não como e a minha família e a família dos sogros já sabem que se me convidam não pode haver na mesa. "Cebola crua faz bem à saúde", etc - não discuto: é bem possível, mas eu prefiro tratar da saúde por outras vias!

No entanto, tive que me render a usar em refogados e dei por mim a resignar-me e ter que admitir que aqueles bocadinhos de cebola frita do Ikea são bons, etc. Há tempos, no restaurante vegetariano Psi, o meu namorado pediu para entrada bhajis de cebola para experimentarmos e... bom, cá estamos com uma receita testada em casa - como é costume, para aproveitar o facto de haver um excedente de um ingrediente cá em casa, neste caso: a minha amiga cebola.

Ideais para entradas ou para piqueniques (acho que é ainda melhor, porque assim ao ar livre o hálito disfarça mais... - não é verdade porque as cebolas pequenas são mais suaves e, assim cozinhada, a cebola não deixa tanto hálito), as bhajis são uma receita indiana e as especiarias não podiam faltar. Consultei o site da BBC (sim, não tem só informação, tem muitas receitas!) à procura de uma receita e ter encontrado uma lista reduzida de ingredientes atraiu-me. Acabei por adaptar mas a primeira experiência foi positiva. O hálito não é assim tão forte.

Bhajis de cebola
2 cebolas médias
2 ovos
120g farinha
1 colher sopa de coentros picados
1 colher chá cominhos
50ml água
1 colher chá Pó Royal
sal

Bater os ovos com uma vara de arames. Cortar as cebolas em metades e depois em rodelas e juntar, mexer.
Juntar a farinha, coentros e cominhos e mexer bem. Deitar a água, uma pitada de sal e o Pó Royal. Envolver novamente.
Fritar em óleo, colocando uma colher de sopa da mistura e virando quando solidificar. Deixar alourar. Podem-se comer quentes ou frias.

== O Facebook d'A Marmita Lisboeta está aqui ==

6 comentários:

Su Delícia disse...

Gostei da receita! já levo comigo :)
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Rita Maria disse...

O que é Pó Royal?

Unknown disse...

Rita, fermento Royal ou bicarbonato de sódio. A minha mãe sempre usou a expressão e eu naturalmente vou atrás :)

Rita Maria disse...

Ah, claro, que tonta, nem me ocorreu!
(obrigada, vou experimentar)

Unknown disse...

Mas que bom deve ter ficado!

pedra de sal disse...

Aí Ana o que eu adoro bahjis............ E nem sou apreciadora de cebola, mas nao lhes resisto! Tenho uma receita óptima na calha para publicar mas ainda na tive tempo.... Em breve mostro. Entretanto vou comendo os teus com os olhos porque ficaam com um aspecto óptimo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...