quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Corações ao alto

14 de Fevereiro é o dia do coração: e não, não estamos só a falar do Dia dos Namorados que se assinala nesta data. Também é o Dia Nacional do Doente Coronário.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia chama a atenção para a prevenção das doenças cardiovasculares, nomeadamente alimentação saudável e actividade física: «o simples andar meia hora por dia faz maravilhas pelo coração». A marmita permite ambas: uma alimentação saudável e uma caminhada de alguns minutos depois de almoço, com o tempo que se poupa em filas...

«Em Portugal, 70% da população tem colesterol elevado, 20% é fumadora ou obesa, 40% é hipertensa, a maioria é sedentária (somos o país da União Europeia com menos praticantes de actividade física), o número de diabéticos tem vindo a aumentar consideravelmente e estamos a adoptar uma dieta cada vez menos mediterrânica. Em Portugal, em 2012, ocorreram 23 000 mortes por doenças cardiovasculares, das quais 16 000 por AVC e 7 000 por enfarte do miocárdio. No seu conjunto, as doenças cardiovasculares são responsáveis por quase um terço da mortalidade total da população portuguesa.»




A receita que partilhamos hoje veio de um livro de Maria de Lourdes Modesto que encontrámos na biblioteca, especialmente dedicado a receitas que têm em conta a saúde do coração. Já fiz mas a foto fica para depois ;)

Safio estufado
800g de safio (2 postas da barriga)
2 colheres de sopa de azeite
2 cebolas
2 dentes de alho
2 tomates grandes e maduros
4 hastes de salsa
4 hastes de coentros
1 colher de café de sal
pimenta

Lave e retire a pele e a espinha ao safio, reservando a carne e a espinha.
Numa caçarola, deite o azeite, as cebolas raladas, o alho espremido e o tomate sem pele e sem sementes, e desfeito à mão. Junte a salsa e os coentros e leve a cozer sobre lume brando cerca de 15 minutos. Retire as ervas e bata o restante preparado no copo misturador ou desfaça no passe-vite.
Deite o preparado anterior num tacho, junte o sal e a pimenta e introduza o peixe e a espinha; leve ao lume muito brando e deixe cozer cerca de 10 a 15 minutos conforme a espessura das postas. Rectifique o tempero e retire a espinha. Enfeite com coentros.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...