terça-feira, 8 de julho de 2014

Gaufres verdes

Trouxe a máquina de gaufres de casa da minha mãe depois de regressar da Bélgica, para fazer gaufres à Bruxelas. O que fiz em Janeiro, com umas fotos da máquina nova, que depois me traiu ao dar erro nas fotos desse dia. (Com esse erro também foram as fotos de umas cookies integrais, sniff sniff...) Para quebrar o enguiço, decidi inverter a lógica esperada para a máquina, e preparar gaufres salgados. Uma receita ideal para brunches (nas pesquisas que fiz vi alguns com ovos estrelados por cima), piqueniques ou almoços de marmita ao ar livre, como em alguns dias deste Verão podemos fazer!

Gaufres de espinafres e acelgas
(para 6)
100ml leite magro
100gr queijo quark (ou queijo ralado a gosto)
200gr farinha
1 colher sobremesa Pó Royal ou fermento
2 ovos
1 cebola pequena
200gr espinafres e acelgas picados grosseiramente
2 colheres de sopa de margarina líquida
azeite q.b. 
sal, pimenta, noz moscada q.b.
opcional: 1 colher de sobremesa de alho em pó

Numa frigideira, colocar azeite e saltear cebola picada finamente, até ficar translúcida, e espinafres e acelgas, durante cerca de 10 minutos. Temperar com sal fino e pimenta.
Numa tigela, misturar ovos, leite, queijo quark, farinha, margarina e fermento, temperar com um pouco de sal e noz moscada, mexer bem. Juntar depois a cebola e verdes salteados, envolvendo.
Untar a máquina de gaufres com um pouco de óleo num papel de cozinha e colocar a aquecer. Quando estiver quente, distribuir o preparado na máquina de forma a obter gaufres completos, com altura a gosto.

3 comentários:

Marlene Teixeira disse...

Salgado nunca comi, mas esta receita parece-me fantástica! Vou guardar, pois não tenho ainda máquina, mas é algo que está na lista! Adorei!

Beijinhos*

Tertúlia da Susy disse...

Que bela ideia!

Su Delícia disse...

bem original! Gostei :)
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...