segunda-feira, 21 de julho de 2014

Overnight oats


E quando chegamos perto das férias com tão pouca energia que começamos a achar que nem para passear temos força? Gosto muito de vir ao blog mas a energia tem faltado, e o Instagram tem sido o atalho perfeito para esta preguiça. Deste mês, tenho a assinalar a descoberta das overnight oats. Quando ouvia falar nisso, achava que não era para mim, que me deixo dormir no sofá mais vezes do que gostaria, e não consigo deixar algo preparado antes de me deitar para a manhã seguinte. Mas depois de tomar a resolução de deixar o pão branco, comecei a preparar isto e já não me esqueço: faço logo depois de jantar (ou vá, mesmo antes de adormecer no sofá). Nos primeiros dias punha um nadica de açúcar mascavado, mas agora deixo a amêndoa durante a noite e acho que dá o doce necessário! Ah, e sai barato: como exemplo, estas no Jumbo custam €1,15 por 400gr que dá para muuuitas vezes! Para não falar, claro, dos benefícios ao nível de saúde: sem açúcar; a aveia é rica em fibras, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e, com isso, a reduzir a gordura acumulada, bem como a reforçar a imunidade, além de ter vitaminas e minerais antioxidantes. Pode-se fazer em 1001 combinações entre água/leite, aveia, sementes e fruta. Acho que vou ter saudades disto nas férias...


Overnight oats, ou flocos de aveia com cenas
flocos de aveia a gosto
1 colher de sobremesa de sementes de abóbora
1 colher de café de sementes de chia
1 colher de chá de sementes de linhaça
canela a gosto
3 amêndoas partidas
leite magro suficiente para cobrir a mistura
3 framboesas congeladas

Misturar os ingredientes mais ou menos nesta ordem e tapar com película aderente. Deixar no frigorífico durante a noite. De manhã, podem ser aquecidas no micro-ondas um pouco ou, se preferir, comer frias.

2 comentários:

NotGuiltyPleasure disse...

Eu também tenho imensa preguiça e às vezes lá me esqueço, mas também gostei muito quando descobri estas papas! Experimenta pôr uma banana esmagada antes de as comeres. Ficam doces e cremosas sem precisares de juntar açucar, faço sempre assim ;)

Marmita Lisboeta disse...

E já experimentei! super docinho, e fruta logo de manhã!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...