Na procura de alimentos alternativos - e depois de as nossas guest bloggers vegetarianas nos deixarem sugestões para a marmita de Verão - uma incursão pelos mais famosos substitutos da carne, a começar pelo tofu (o outro é o seitan). O tofu é produzido a partir de soja, mais concretamente a partir de leite de soja, e tem a aparência de queijo fresco, mais espesso e menos branco. É usado pelos vegetarianos como substituto da carne, porque aporta proteínas. Há quem o produza em casa, com ajuda das máquinas para fazer leite de soja - por cá, um leitor escreveu-nos a contar que faz leite de soja com a Soup Maker da Philips.
Pensava que esta opção ainda era cara, mas fiquei surpreendida com o preço: 250gr custam €1,20 no Celeiro Dieta e dão para duas a três doses. Há quem diga que é preciso habituarmo-nos ao sabor, mas como já comia de vez em quando nos restaurantes ou cantinas vegetarianas, já passei essa fase. Ajuda ter um wok, onde dá para apurar mais o sabor, mas dá para fazer em frigideiras também.
Tofu com laranja com arroz colorido e legumes salteados
Deixar o tofu (em fatia ou cubos) a marinar com rodelas de alho e de laranja (sumo e rodelas) de véspera.
Cozer arroz aromático Bom Sucesso com milho e cenoura em cubos.
Num wok, deitar Becel líquido cozinha e saltear os legumes a gosto (aqui acelgas e rama de beterraba). Colocar depois o tofu e deixar alourar de ambos os lados. Salgar (legumes e tofu) com sal fino ou molho de soja.
Opção: deitar cebolinho no cimo.
Opção: deitar cebolinho no cimo.
»» Passatempo Gelados do Bairro a decorrer até dia 18! ««
Sem comentários:
Enviar um comentário