segunda-feira, 9 de setembro de 2013

[For a change] Salada de amaranto

Um teste de marmita em casa, mas sem a máquina fotográfica... foto de telemóvel, mas não resisti a partilhar uma opção para este fim de Verão, em complemento para uma sopa, por exemplo. O amaranto é um pseudo-cereal como a quinoa; é fonte de cálcio e de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes. Não contém glúten e quase não tem gosto, o que é uma boa base para saladas leves; ou para acompanhamento de proteínas mais pesadas. Vende-se nas lojas de produtos naturais e também se pode usar em pão feito em casa ou biscoitos.


Salada de amaranto com pepino
1 chávena chá amaranto
2 1/4 chávenas chá água
azeite
sal
pimenta jamaicana
salsa
Lentilhas vermelhas
Ovo
1 cenoura
Milho cozido
Pepino 
Amêndoas laminadas


Cozer o amaranto durante 20 minutos ou até absorver a água toda. Juntar salsa picada e 1 pitada de pimenta jamaicana e deixar arrefecer durante 20 minutos.
Separadamente, cozer lentilhas vermelhas e ovo.
Para a salada, juntar amaranto a gosto, o ovo laminado, cenoura ralada ou ripada, milho, lentilhas e pepino a gosto. Temperar com um pouco de azeite e vinagre balsâmico (na molheira para quem leva a marmita, juntar na hora de comer) e colocar no topo amêndoas laminadas.

2 comentários:

Salsa Verde disse...

Belíssima sugestão Ana,
Tenho utilizado a farinha de amaranto, mas ainda não encontrei o "cereal" propriamente dito. tenho de ir dar um giro à loja de produtos naturais!!
Beijinhos,
Lia.

Marmita Lisboeta disse...

Querida Lia,
outro dia fiz uma incursão pelas farinhas na loja de produtos naturais, e não vi lá farinha de amaranto! Temos que trocar receitas.
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...