segunda-feira, 18 de junho de 2012

For a change#1 - quinoa

Já regressaram todos de férias?? E com saudades das marmitas?

Eu também andei mais ausente daqui e, como vou entrar numa fase de trabalhar em casa, os posts serão mais espaçados e um pouco diferentes...

Nos últimos tempos, procurando alternativas mais leves, comecei a fazer quinoa, que já conhecia na versão sopa e em barras de chocolate do Comércio Justo (mais sobre isto em breve), com legumes.



Uma receita? Fiz com esta da Vaqueiro, mas sem gengibre e sem coentros (e sem piripiri); as ervilhas podem ser substituídas por lentilhas ou feijão branco, por exemplo, ideia que tirei da Freak Veggie.

Descasque 1 cebola e pique-a finamente. Corte 1 alho francês em rodelas, lave em água corrente e escorra bem. Derreta a margarina com alho num tacho, junte a cebola e o alho francês e deixe cozinhar sobre lume moderado, mexendo de vez em quando, até os legumes estarem moles. Entretanto, lave a malagueta, abra-a ao meio e limpe-a de sementes. Corte a malagueta em pedacinhos e junte-a ao refogado.
Adicione as especiarias (1 colher de café de coentros em pó, 1 colher de café de açafrão das Índias, 1 colher de café de cominhos em pó, 1 colher de café de gengibre em pó e 1 colher de chá de canela em pó), misture bem e deixe cozinhar durante 1 a 2 minutos. Deite 1 chávena de chá quinoa num passador de rede e lave-a em água corrente. Escorra bem e junte-a aos legumes. 
Adicione 3,5 dl de água e 200g de ervilhas congeladas, tempere com sal e mexa. Tape o tacho e deixe cozinhar sobre lume brando durante cerca de 15 minutos ou até a quinoa ter absorvido toda a água.
Entretanto, limpe 1/4 de pimento de sementes e películas brancas e corte-o em pedaços pequenos. 
Junte o pimento à quinoa e perfume com coentros acabados de picar. Mexa com um garfo de cozinha e sirva de imediato como prato principal ou acompanhamento.


Onde comprar? Devem encontrar nas zonas de produtos naturais nos hipermercados, mas é mais barato no Celeiro. Ronda os €4 por 500g, mas rende bastante.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...