sexta-feira, 13 de abril de 2012

Berliner

Quando muitos portugueses estão a emigrar, a Rita Maria, do blogue Boas Intenções, decidiu deixar Berlim e regressar a Lisboa, onde mora, e trabalha agora em Setúbal. Já tinha passado por Inglaterra para fazer um mestrado e, desde que trabalha, sempre levou almoço: “sempre me pareceu que era dinheiro que podia gastar com vantagem noutra coisa qualquer, para além de comer comida melhor e mais saudável levando de casa”. Não é que não goste de comer em restaurantes, pelo contrário: “eu gosto muito de comer em restaurantes mas quando o faço gosto de ter tempo para gozar a companhia e comida que mereça o tempo e dinheiro que lhe dedico; odeio pagar por coisas que eu teria feito muito melhor com pouco esforço ou ter de comer à pressa”. 

Uma das diferenças: “em Portugal não fica mal beber álcool à refeição, mesmo que se vá trabalhar a seguir (grande país!), coisa que eu em Berlim só fazia muito de vez em quando com uma colega grega”. Mas há outras diferenças, a maior das quais é o facto de na Alemanha as pessoas comerem só uma refeição quente por dia, o almoço, embora tudo isso esteja a mudar. No seu local de trabalho actual, em Setúbal, tem condições semelhantes ou até ligeiramente melhores do que as que tinha na Alemanha e são muitos os colegas que aproveitam a cozinha com microondas, lugares sentados, torradeira, tostadeira e até máquina de café. “Mas isso se calhar já é sorte”.

Outra coisa em que já se sente “muito alemã” é em achar que alguns portugueses complicam um pouco o almoço no trabalho: “às vezes há uma entrada, um prato principal, bebida e sobremesa e são comidos de faca e garfo à mesa num prato”. Já ela simplifica e leva apenas uma única caixinha de comida para aquecer e come directamente daí. Junta-lhe “o que tiver encontrado na fruteira de manhã” para comer durante o dia e mete tudo na mala normal. Faz isso todos os dias, excepto se não tiver comida em casa, ceder à preguiça ou tiver combinado almoçar com amigos.



Ao contrário do Tiago, que está em Barcelona, a Rita é da opinião “que as massas no geral funcionam pior porque vão absorvendo líquidos e ficando sempre mais cozidas”. Evita também comidas com muito molho e só leva sopa congelada, para não haver acidentes. E, regressando a casa, a maior dica que a Rita pode oferecer é a de usar sabão azul para lavar as tupperwares gordurosas. Fica tudo fresco para o dia seguinte. Até porque, para ela, em Portugal é cada vez menos mal visto levar comida para o trabalho, da mesma maneira que se começa a aceitar melhor as compras em 2ª mão.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...