Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Novos livros de dieta

Vão ser lançados neste início de Fevereiro dois (pelo menos) novos livros de dietas que prometem dar que falar!
Pré-lançamento Wook
«Chega de viver sob regras estritas, a contar calorias e pesar alimentos. Estar em forma não tem de ser sinónimo de privação e monotonia. Conheça a Dieta Bravo! e uma nova forma de viver a alimentação. A nutricionista Ana Bravo baseou-se na sua sólida experiência para lhe propor um plano alimentar simples e eficaz, que lhe permitirá alcançar e manter o peso certo com saúde e boa disposição. Em cinco simples fases atingirá os seus objectivos e perceberá que, afinal, emagrecer é natural. E graças a algumas deliciosas receitas saudáveis verá como emagrecer pode ser igualmente fácil e saboroso. Além de uma útil ferramenta de emagrecimento, este livro será também um companheiro de longa data, pois contém um conjunto de boas práticas que deverão guiá-lo ao longo da vida como chaves da boa forma e do bem-estar. Porque este não é apenas um livro de dieta, é um livro que promove um estilo de vida natural e equilibrado, rumo a uma vida saudável.»

E parece que oferecem uma geleira no pré-lançamento, porque a marmita ajuda a controlar o que comemos! 

Wook

«Depois do enorme sucesso de A Dieta dos 31 Dias com mais de 100 mil exemplares vendidos em Portugal, Ágata Roquette, a nutricionista de maior sucesso em Portugal, traz-nos o livro de receitas da sua dieta. Barrinhas de frutos secos e sementes, chips de maçã, pizza bolonhesa com base de beringela, peito de frango à salsicheiro, «falsos» canelonis, hambúrger de salmão com molho de iogurte, gaspacho light com queijo fresco, ovos escalfados com tomate, tortilha de bacalhau… São mais de 250 saborosas receitas para o pequeno-almoço, lanche da manhã e da tarde, almoço e jantar, divididos entre as quatro fases desta dieta» Índice aqui

3 receitas na Visão

http://visao.sapo.pt/na-cozinha-com-agata-roquette=f768146

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Especialidades belgas

No final do ano passado (foi há pouco tempo, mas tecnicamente foi no ano passado!), estive alguns dias em trabalho na Bélgica, entre Antuérpia e Bruxelas. Já conhecia Bruxelas, mas com o blogue o meu olhar e atenção repartem-se também pelo capítulo gastronómico. Aliás, mesmo que não o fizesse, Bruxelas é uma cidade conhecida pelas chocolaterias, pelas cervejas e pelas moules et frites (mexilhões e batatas fritas). O ambiente do centro, a belíssima praça e a circulação de pessoas de todas as nacionalidades criam o cenário perfeito para as fontes de chocolate e para, nas ruas que vão dar ao centro, os muitos restaurantes - onde encontrei o restaurante Le Marmiton!.
Restaurante Bruxelas
Durante a estadia, provei, por sugestão de um amigo belga, um Flemish stew, um estufado de carne de vaca com cerveja, caldo e especiarias, acompanhado pelas famosas frites, que os Belgas fazem questão de dizer que são superiores às french fries, tornadas mais populares pelos Americanos. Concordo! A forma belga de cortar as batatas é mais larga e as batatas ficam ligeiramente mal fritas, mais moles do que as de corte francês. Gostei mais da especialidade belga do que da vizinha francesa. Quanto a cervejas, são mais que muitas, muito especiais e lá vieram na mala para o namorado.
Outra especialidade, no campo dos doces, é, claro, a dos gauffres. O melhor de voltar a sítios que conhecemos é voltar àquilo de que gostamos, ou descobrir mais pontos de encanto? Se na primeira vez em Bruxelas tinha provado os gauffres com chocolate quente, desta vez descobri, para meu infortúnio, os gauffres segundo a receita de Liège. Achei-os demasiado pesados e doces, com pequenas pérolas de açúcar e com muito mais manteiga. Para breve fica a receita de gauffres em casa, com uma máquina "emprestada"...

O Facebook restringiu a divulgação dos posts de páginas como a do blog: se quiserem ver o que postamos por lá, façam uma ou ambas destas operações:
https://www.facebook.com/pages/A-Marmita-Lisboeta/268773549859252

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Salero para Sábado à noite

Um (mais um) fim-de-semana com "trabalho para casa" e jantar fora no Sábado era o mínimo para quem precisa de fazer uma pausa. Fizemos como se fôssemos turistas na nossa própria cidade e fomos ao TripAdvisor, e escolhemos um restaurante bem classificado na zona de Lisboa: o Salero, no centro de Loures. Reservamos, não fosse o Sábado à noite deixar-nos pendurados, e foi o melhor: o restaurante tem menus de grupo e havia dois grupos grandes. Mas não são menus baratos e não são grupos de jovens ruidosos a beber como se não houvesse amanhã, felizmente para o nosso descanso. eheh
Fotos de Salero, Loures
Essa foto de Salero é cortesia do TripAdvisor

Se o Gordon Ramsay no Kitchen Nightmares visitasse o restaurante diria duas coisas logo que entrasse: é positiva a vista para a cozinha a partir da sala do restaurante, através de uma janela grande, mas um menu tão grande não é aconselhável. Há opções para todos os gostos: cozinha portuguesa, incluindo peixe grelhado, e cozinha internacional. No entanto, "Sr Ramsay", há bastantes ingredientes que se repetem e não há riscos. Por exemplo, os peixes que se podem escolher grelhados fazem também parte das opções internacionais, como a que escolhi: filetes de pregado com amêndoa e risotto de camarão (bem a saber a queijo, só para quem gosta!). Têm cervejas moçambicanas e vinho ao copo, o que é all happy days para o meu namorado e para mim.
 E vocês, usam o TripAdvisor para escolher restaurantes mesmo na vossa cidade?

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

[Sobras] Bacalhau desfiado

2014 está um pouco acelerado ou sou só eu?! As marmitas que tenho preparado ou são 'cromos repetidos', ou sopa e sandes, ou então nem há muito tempo para tirar fotos, por isso trago-vos uma sugestão de aproveitamento de sobras que não é propriamente para marmita (porque implicaria reaquecer a comida pela 3ª vez), mas para uma receita para comer em casa, apenas para não desperdiçar. Acompanhámos com penne de azeitona da Milaneza - boas notícias: encontrámos no Continente a €0,99 fora de promoção (antes era €1,99 o preço normal)! Precisamos de todas as ajudas para escapar à recta final da presença da troika! Por falar nisso, espreitem o novo portal Promos do Sapo, com agregador de folhetos de promoções dos hipermercados.


Bacalhau desfiado
bacalhau desfiado
1 cebola pequena
1/3 alho francês médio em rodelas
1 tira de pimento vermelho
50g acelgas em juliana
1 dente de alho
pão de trigo rijo triturado
azeite 
sal, pimenta q.b. 
vinho branco
salsa picada q.b.

Colocar um pouco de azeite numa frigideira, cebola picada, alho francês e um alho esmagado. Quando a cebola estiver alourada, colocar o bacalhau e acelgas, envolver e colocar depois a polpa de tomate e vinho branco. Em seguida, colocar o pão, temperar com sal e pimenta. No final, depois de 

domingo, 26 de janeiro de 2014

Passatempo Sumo Pontífice: vencedores

Parabéns aos vencedores e obrigada a todos os que participaram no passatempo Sumo Pontífice! Podem ir ao Sumo Pontífice, no Centro Comercial Alegro e no Fórum Almada, e beber os vossos 3 sumos naturais com o estilo da Nancy do Weeds, mas num estilo de vida saudável!

PS: Novo sorteio porque a Patrícia Dias não pode deslocar-se a nenhuma das lojas. Parabéns à Daniela!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Passatempos por aí


Passatempo Regina e Pintarolas - até 27 Janeiro aqui

Passatempo Nestum Flik Flak - Até 13 Fevereiro aqui

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Feira do Fumeiro e Mercado do Mar

Este fim-de-semana (até dia 26) decorre a 23.ª Feira do Fumeiro de Montalegre, a "rainha do fumeiro", com quatro dias de festa do maior cartaz gastronómico da região. São "quatro dias de autêntica romaria", diz a organização. Gostava muito de conhecer esta região e participar num evento que já leva uma tradição tão grande, mas infelizmente ainda não será desta.

Mais a Sul, em Cascais, o Mercado do Mar, no mercado da vila, celebra até dia 26 de Janeiro a Semana do Polvo, "um dos produtos certificados do mar de Cascais e o primeiro produto do mar do país a ter o selo “Compre o que é Nosso”, em defesa dos produtos nacionais". Com entrada gratuita.

[Dica] 'A Minha Cozinha' de Clara de Sousa


Depois de um dos best sellers do ano passado ter sido o livro da jornalista e pivot de televisão Clara de Sousa, a revista Caras publica agora as receitas em cinco livros gratuitos. Já está nas bancas! Se não conseguiram este, reservem os próximos!

«Estes livros estão recheados de coisas boas. Muito boas. Á frente destas receitas está Clara de Sousa, a mulher e a mãe que, como tantas outras, tem refeições a fazer, tem família e amigos para receber e tem, sobretudo, uma grande paixão pela cozinha. Nestes livros encontramos opções simples para fazer em casa em vez de gastar mais comprando feito, como é o caso dos patés de fígado ou do salmão curado (semelhante ao fumado), que pode fazer em quantidade em dias de festa. Aqui a cozinha é vista como um espaço de organização e criatividade, ótimo para o desenvolvimento dos mais pequenos. Apresenta ainda soluções para dias especiais, que causam um impacto muito positivo, mas que afinal nem dão assim tanto trabalho.» - Pode ler-se no site da Caras.

22 Jan – Entradas
29 Jan – Peixe e Massas
05 Fev – Carne e Vegetariano
12 Fev – Doces
19 Fev – Mais Doces, Bebidas e Molhos

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Baristas

Como vos contei, estive recentemente em Milão e se estranhei - não a comida mas - a forma como é servida, a-do-rei os cafés!
Latte macchiato @ Milão
E em Itália essa qualidade dos cafés deve-se aos baristas, verdadeiros especialistas a preparar o café, com conhecimentos e com criação de receitas. Em Portugal dão-se os primeiros passos para reconhecer a importância deste trabalho, e um desses passos é, esta 6ª e Sábado, o 1º Campeonato Nacional de Baristas, no espaço Montes Claros, em Monsanto em Lisboa, com entrada livre. Cada um dos 16 participantes, alunos das Escolas de Hotelaria e Restauração, terá que preparar 4 expressos, 4 cappuccinos e 4 bebidas da sua criação. O vencedor representará Portugal no Campeonato Mundial de Baristas, em Itália em Junho. Para amantes de café ou pessoas à procura de novas vias para enriquecer currículos, quem sabe?

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Risotto alla milanese

Sendo uma pasta lover, sempre pensei que se viajasse até Itália havia um real perigo de ganhar peso... Se fosse em férias seria pior; em trabalho, o risco já diminui um pouco: nos dias que estive em trabalho em Milão esse perigo esteve ainda mais distante, o que é positivo! Isto porque, com o sistema antipasti e secondi, acaba por se comer ou hidratos ou proteínas com vegetais. Mas se em muitas outras viagens fico sempre com saudades do café de Portugal, em Itália não: os cafés são em muitas formas e feitios e muito bons! Especificamente de Milão, além do panettone, que agora temos em Portugal com facilidade (embora industrial), são conhecidas as receitas do risotto alla milanese (só hidratos) e cotoletta alla milanese (panados de porco mas com o osso da costeleta - só proteína, embora em alguns sítios acompanhado por batatas). Por ser uma receita que associo ao Inverno, partilho convosco a receita do risotto alla milanese, com o arroz que cresce nos campos ao sul da cidade...
Risotto alla milanese
1 colher chá de açafrão
1 cebola pequena 
40gr de margarina
400gr de arroz risotto
1 litro de caldo de carne
1/2 chávena de chá de vinho branco seco
queijo parmesão a gosto
sal e pimenta a gosto  
 
Aquecer água e o caldo. Numa frigideira, refogar a cebola em metade da manteiga. Adicionar o arroz, misturar e refogar por mais alguns minutos. Juntar o vinho e deixar evaporar o álcool. Vai-se acrescentando uma concha do caldo quente, mexendo de vez em quando, até o arroz absorver o caldo. Na metade do tempo, diluir o açafrão num pouco de caldo e continuar cozinhando até que o arroz fique al dente. Juntar a restante margarina e parmesão. Verificar o tempero e sevir com queijo parmesão a gosto.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Vida saudável

Para quem quer saber mais sobre alimentação saudável sem gastar dinheiro, este vai ser ano pródigo! "Alimentação Saudável aplicada ao dia a dia" é o primeiro Workshop Vida Saudável, a decorrer no LEAP do Espaço Amoreiras, em Lisboa, de um conjunto de 9, gratuitos, a decorrer este ano. Os workshops são serão apresentados pela nutricionista Lillian Barros. A entrada é gratuita, mas é necessário fazer inscrição.

No primeiro workshop, dotar-se-ão os participantes de ferramentas eficazes que "vão contribuir decisivamente para que 2014 seja um ano com saúde e peso adequado. O workshop vai incluir uma avaliação de composição corporal, que permite que cada participante conheça a distribuição do seu peso, isto é, vamos conseguir perceber o que é músculo, gordura, etc. No fundo, é o ponto de partida para a alteração e adequação dos nossos hábitos alimentares, em busca de uma vida saudável", assegura a nutricionista Lillian Barros.
http://www.vida-saudavel.pt/

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Passatempo Sumo Pontífice

Já por aqui nos viram várias vezes falar da Sumo Pontífice, no Centro comercial Alegro, em Alfragide: somos fãs dos sumos naturais sem adição de água nem açúcar, frescos e optimizados de forma a evitar perda nutricional e oxidação dos elementos, com ingredientes crus (crudivorismo), com receitas exclusivas, produtos seleccionados e pelas mãos de pessoal qualificado!
E mais gente vai poder provar estes sumos, nesta altura em que ainda andamos a tentar repor os níveis depois das Festas! Por ocasião da abertura do novo quiosque, no Almada Fórum, no dia 18 (Sábado), A Marmita Lisboeta tem para oferecer a dois leitores (ou leitoras!) 3 sumos (de 400ml) à escolha, em qualquer das lojas da Sumo Pontífice (consumo até dia 31 de Março de 2014)! Para se habilitarem a um dos 2 prémios de 3 sumos cada, só têm que:
- ser seguidores do blogue no Google Reader
- ser fãs do Facebook da Sumo Pontífice
- inscrever-se no formulário AQUI até dia 25 de Janeiro!
O sorteio realiza-se via random.org e os vencedores serão anunciados no dia 26 de Janeiro aqui no blog!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Muffins salgados de cenoura e queijo

Com este tempo, ninguém pensa em piqueniques. Mas, enquanto o Inverno está aí, e a chuva no tempo certo, estes muffins salgados de cenoura e queijo ficam apenas como opção para lanches em que não temos "sandochas" preparadas. São práticos para levar para o dia de trabalho e podem ser uma forma de aproveitar cenoura já cozida. Ficam mais húmidos do que o pudim de cenoura e courgette e são um equivalente salgado aos queques de abóbora e bagas goji, mas mantêm o espírito de aproveitar o que temos em casa sem desperdiçar e de acrescentar alguns toques de sementes ou fibras: as sementes de papoila. Até um piquenique, teremos as pausas para os lanches, mesmo que com vista para a chuva que cai lá fora.
Muffins salgados de cenoura e queijo, adaptado de JustBento.com
2 chávenas de farinha
2 colheres de chá de pó Royal
3 cenouras pequenas
2 colheres de sopa de óleo Amendoim Fula
2 colheres de sopa de sementes de papoila
1/2 chávena de buttermilk (leite + sumo de 1/2 limão)
sal
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de Segredos Margão Alho e Ervas Aromáticas
2 colheres de sopa de queijo Emmental ralado

Para o puré de cenoura, descascar a cenoura em pedaços pequenos e juntar o óleo, liquidificar com trituradora. (Caso tenha sobras de cenoura cozida, esmagar com garfo e juntar um pouco de azeite.) Juntar um pouco de sal.
Para o buttermilk, deitar o leite numa taça e o sumo de meio limão, deixando actuar durante 5 minutos.
Numa taça, junte a farinha com Pó Royal. 
Noutra taça, deite os ovos e o buttermilk, mexendo. Misturar depois o puré de cenoura, mexendo bem. Deitar a mistura da farinha, sal, noz moscada, sementes de papoila, queijo e Alho e Ervas, mexendo bem.
Deitar em formas de silicone, levar ao forno durante cerca de 30 minutos ou até estarem dourados e bem cozidos (testar com palito). Retirar dos moldes e deixar arrefecer.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

#Days


- Um pouco das muitas coisas do Algarve chegaram a casa: laranjas e sal marinho (da Vatel, de recolha artesanal a partir das salinas algarvias, a €0,89)
- Seitan com cuscus com pimento vermelho e branco (não se vê!!) e acelgas; creme de legumes
- Chá de carqueja para dias cinzentos
- A testar os muffins Milka dos preparados Royal para um lanche de Domingo

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Cuidar das mãos

Se há coisa que os marmiteiros têm que fazer é lavar muita loiça. Alguma na máquina, outra à mão. E quem sofre com isso é a pele das mãos e as unhas. Os cuidados devem começar por usar um detergente que seja menos abrasivo para as mãos, e/ou usar luvas (se conseguirem...). No entanto, alguns cuidados após as lavagens são importantes. Os cremes são variados, para várias carteiras, para diferentes níveis de hidratação e que podem ser encontradas em farmácias/parafarmácias, perfumarias, supermercados/ hipermercados e lojas de cosmética. Procurem os que tenham óleos hidratantes (como o de rosa mosqueta, amêndoas) e mel; quanto a vitaminas essenciais para a pele, procurem os que têm Vitamina E. Deixamos aqui algumas sugestões, algumas delas agora em saldos.

1 Dove  | 2 Lush | 3 Nivea | 4 Neutrogena| 5 Caudalie | 6 Body Shop | 7 Nuxe  | 8 Barral

O Facebook restringiu a divulgação dos posts de páginas como a do blog: se quiserem ver o que postamos por lá, façam uma ou ambas estas operações:
https://www.facebook.com/pages/A-Marmita-Lisboeta/268773549859252

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Paris e o beef bourguignon

Uma das coisas boas do meu trabalho é sem dúvida viajar, conhecer novos lugares e novas pessoas, de outras culturas e com formas de vida diferentes. Isto pode parecer um chavão, mas não é, quando se acaba um jantar com pessoas de 15 ou mais países diferentes a comparar as formas diferentes como vivemos. Quando digo que vou ao estrangeiro em trabalho, alguns amigos brincam que é uma sorte - e de certa forma é, mas muitas vezes o tempo para passear é pouco ou nenhum (normalmente, só o tempo de esperar pelo voo de regresso) e, quando as viagens se sucedem com intervalos pequenos, o cansaço acaba por se acumular sem ter tempo de me libertar dele. Apesar disso, voltar a Paris em trabalho foi uma oportunidade de conhecer a cidade no Inverno, depois de já a ter visitado no Verão há uns anos com o meu namorado e termos ficado absolutamente rendidos (apesar dos muuuitos turistas). No pouco tempo de passeio, foi oportunidade para, enfrentando o frio, passar pelo Quartier Latin, Notre Dame, Hotel de Ville e depois fazer o percurso de Saint Germain des Près, passando pelo Sena com vista para a Torre Eiffel, até aos Champs Elysées completamente a abarrotar de gente e ao Arco do Triunfo.
Os organizadores da reunião quiseram compensar-nos por estarmos numa das mais bonitas cidades do mundo, mas fechados numa sala (!), oferecendo-nos alguns dos ícones da gastronomia francesa: os croissants e os pains du chocolat, os macarrons e o beef bourguignon. Mas se a Julia Child se apaixonou pela receita, a mim desiludiu-me um pouco: a carne era bastante macia, mas o molho não era muito do meu agrado, não sei se era o vinho ou as especiarias. Mas teremos sempre Paris.

O Facebook restringiu a divulgação dos posts de páginas como a do blog: se quiserem ver o que postamos por lá, façam uma ou ambas estas operações:
https://www.facebook.com/pages/A-Marmita-Lisboeta/268773549859252

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Iogurtes de baunilha

A cada ano que passa, há resoluções que tomamos para afastar alguns (maus) hábitos e outras rotinas que mantemos e queremos manter. A dos iogurtes já é isso mesmo, uma rotina. Das boas, por isso em 2014 vamos continuá-la, e tentar diversificá-la. Além do ganho por poupar idas ao supermercado, corta-se no doce e poupa-se o ambiente em embalagens. E é tão giro vê-los a fermentar: recomenda-se para crianças!
Iogurtes de baunilha
1 iogurte natural
1 colher de sobremesa de leite em pó
800ml de leite fresco tipo Vigor
2 colheres de sopa de açúcar branco
3 colheres de sopa de aroma de baunilha

Misturar tudo com uma vara de arames. Distribuir pelos copos de iogurte, previamente esterilizados, e colocar na iogurteira (ou num forno quente desligado) durante 8 horas. Ao retirar, manter mais 3 horas no frigorífico.

O Facebook restringiu a divulgação dos posts de páginas como a do blog: se quiserem ver o que postamos por lá, façam uma ou ambas estas operações:
 https://www.facebook.com/pages/A-Marmita-Lisboeta/268773549859252

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

L'And

Uma coisa boa de reduzir a lista de compras de Natal ao essencial e de as fazer antecipadamente (ou tanto quanto possível, mesmo que não fosse como queria) foi ter-nos permitido fugir da confusão das compras de Natal no fim-de-semana antes das festividades e aproveitar o solstício de Inverno no Alentejo, com direito ao pôr-do-sol do dia mais pequeno do ano. Rumamos a Montemor-o-Novo e ao L'And Vineyards para a prova de vinhos da Adegas de Portugal que os nossos fãs nos ajudaram a ganhar no Facebook do blog! O restaurante do L'And ganhou este ano uma estrela Michelin, mas ficará para conhecer quando tivermos mais "tempo"...

Quando alguém diz que não sabe cozinhar, acho sempre que nada é definitivo. Ninguém nasce ensinado para cozinhar e claro que se pode ter mais ou menos talento, mas sem experimentar e dar o benefício da dúvida ninguém saberá cozinhar. E, da mesma forma, não se nasce ensinado para beber vinho. Eu não costumo dizer que não gosto de vinho tinto, mas que "ainda não sei muito bem beber vinho tinto". Por isso, as provas foram uma forma de aprender um pouco mais a apreciar vinho. Foram-nos dados a degustar cinco vinhos: dois brancos, um rosé e dois tintos, todos alentejanos, sendo um branco e um tinto os da produção do L'And, que neste momento só se vendem na herdade e no Yeatman, no Porto. Com a prova, foi bom perceber a diferença entre vinhos que não têm estágio em madeira e os que têm, e o efeito que isso faz quando se bebem sozinhos ou com alimentos como queijo ou enchidos. O L'And branco é ideal para beber sozinho, enquanto o tinto ia muito bem com um paio alentejano. Degustar estes vinhos na tranquilidade do lobby do L'And, ao som desta música, foi a melhor forma de encontrar a paz que às vezes falta nas Festas. Depois, foi tempo de subir ao castelo de Montemor e ver o pôr-do-sol sobre o Alentejo. Bliss.
Quem quiser iniciar-se a perceber um pouco melhor de vinhos, como eu, espreite o curso de vinho - nível inicial do Wine Club Portugal.

O Facebook restringiu a divulgação dos posts de páginas como a do blog: se quiserem ver o que postamos por lá, façam uma ou ambas estas operações:
https://www.facebook.com/pages/A-Marmita-Lisboeta/268773549859252

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Muffins integrais de framboesa

Quando recebo uma encomenda de framboesas frescas "ao domicílio", o meu primeiro pensamento é: o que é que a Donna Hay já preparou com framboesas? E, pronto, resultam uns muffins para levar para o lanche!

Muffins integrais de framboesa, by Donna Hay (Fresh and Light) (para 12 muffins)
2 chávenas farinha integral de trigo
3 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/2 chávena açúcar amarelo + 1 pouco de açúcar demerara para cobertura
2 colheres de sopa de mel
1 ovo
1 1/4 chávena buttermilk
1/3 chávena Óleo Fula 3 Ás Girassol
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 chávena de framboesas
1/2 chávena flocos de aveia

Peneirar a farinha e juntar o bicarbonato de sódio e açúcar numa tigela grande, mexer.
Noutra tigela, deitar o leite e sumo de 1/2 limão e deixar actuar durante 5 minutos (para fazer o buttermilk), juntando depois o mel, ovo, óleo, baunilha até estarem combinados.
Misturar com os ingredientes secos.
Deitar as framboesas e flocos de aveia e envolver gentilmente.
Deitar em formas até metade da capacidade. Deitar um pouco de açúcar no topo.
Levar ao forno a 180ºC durante 25-30 minutos, controlando com palito. 

O Facebook restringiu a divulgação dos posts de páginas como a do blog: se quiserem ver o que postamos por lá, façam uma ou ambas estas operações:
https://www.facebook.com/pages/A-Marmita-Lisboeta/268773549859252
Raspberry and Oat Muffins by Donna Hay
  • 300g plain wholemeal flour
  • 3 teaspoons baking powder
  • 100g raw sugar
  • 2 tablespoons honey
  • 1 egg
  • 300ml buttermilk
  • 80ml vegetable oil
  • 1 teaspoon vanilla extract
  • 160g frozen (not thawed) raspberries
  • 45g rolled oats
1. Preheat  oven to 180 C/160 C fan-forced/gas mark 3.
2. Mix the flour, baking powder and sugar in a large bowl.
3. In a separate bowl, mix the honey, egg, buttermilk, oil, vanilla and honey until combined.
4. Pour the wet ingredients into the dry ingredients and mix until just combined – don’t overmix.
SONY DSC
5. Gently stir through the raspberries and oats (or whatever ingredient variations you decide to add).
6. Spoon the mixture into 12 1/2 cup capacity muffin tins lined with paper or silicon cases. Sprinkle with extra oats and white chia seeds – I tell Lady AB that they’re ‘sprinkles’ and it’s a sneaky way to boost the protein in the muffins.
SONY DSC7. Bake for 25 minutes or until cooked. A skewer should come out clean.
- See more at: http://tothotornot.com/2013/09/hot-basic-healthy-buttermilk-muffins-recipe-variations-by-donna-hay/#sthash.izrxiu3x.dpuf
Raspberry and Oat Muffins by Donna Hay
  • 300g plain wholemeal flour
  • 3 teaspoons baking powder
  • 100g raw sugar
  • 2 tablespoons honey
  • 1 egg
  • 300ml buttermilk
  • 80ml vegetable oil
  • 1 teaspoon vanilla extract
  • 160g frozen (not thawed) raspberries
  • 45g rolled oats
1. Preheat  oven to 180 C/160 C fan-forced/gas mark 3.
2. Mix the flour, baking powder and sugar in a large bowl.
3. In a separate bowl, mix the honey, egg, buttermilk, oil, vanilla and honey until combined.
4. Pour the wet ingredients into the dry ingredients and mix until just combined – don’t overmix.
SONY DSC
5. Gently stir through the raspberries and oats (or whatever ingredient variations you decide to add).
6. Spoon the mixture into 12 1/2 cup capacity muffin tins lined with paper or silicon cases. Sprinkle with extra oats and white chia seeds – I tell Lady AB that they’re ‘sprinkles’ and it’s a sneaky way to boost the protein in the muffins.
SONY DSC7. Bake for 25 minutes or until cooked. A skewer should come out clean.
- See more at: http://tothotornot.com/2013/09/hot-basic-healthy-buttermilk-muffins-recipe-variations-by-donna-hay/#sthash.izrxiu3x.dpuf
Raspberry and Oat Muffins by Donna Hay
  • 300g plain wholemeal flour
  • 3 teaspoons baking powder
  • 100g raw sugar
  • 2 tablespoons honey
  • 1 egg
  • 300ml buttermilk
  • 80ml vegetable oil
  • 1 teaspoon vanilla extract
  • 160g frozen (not thawed) raspberries
  • 45g rolled oats
1. Preheat  oven to 180 C/160 C fan-forced/gas mark 3.
2. Mix the flour, baking powder and sugar in a large bowl.
3. In a separate bowl, mix the honey, egg, buttermilk, oil, vanilla and honey until combined.
4. Pour the wet ingredients into the dry ingredients and mix until just combined – don’t overmix.
SONY DSC
5. Gently stir through the raspberries and oats (or whatever ingredient variations you decide to add).
6. Spoon the mixture into 12 1/2 cup capacity muffin tins lined with paper or silicon cases. Sprinkle with extra oats and white chia seeds – I tell Lady AB that they’re ‘sprinkles’ and it’s a sneaky way to boost the protein in the muffins.
SONY DSC7. Bake for 25 minutes or until cooked. A skewer should come out clean.
- See more at: http://tothotornot.com/2013/09/hot-basic-healthy-buttermilk-muffins-recipe-variations-by-donna-hay/#sthash.izrxiu3x.dpuf
Raspberry and Oat Muffins by Donna Hay
  • 300g plain wholemeal flour
  • 3 teaspoons baking powder
  • 100g raw sugar
  • 2 tablespoons honey
  • 1 egg
  • 300ml buttermilk
  • 80ml vegetable oil
  • 1 teaspoon vanilla extract
  • 160g frozen (not thawed) raspberries
  • 45g rolled oats
1. Preheat  oven to 180 C/160 C fan-forced/gas mark 3.
2. Mix the flour, baking powder and sugar in a large bowl.
3. In a separate bowl, mix the honey, egg, buttermilk, oil, vanilla and honey until combined.
4. Pour the wet ingredients into the dry ingredients and mix until just combined – don’t overmix.
SONY DSC
5. Gently stir through the raspberries and oats (or whatever ingredient variations you decide to add).
6. Spoon the mixture into 12 1/2 cup capacity muffin tins lined with paper or silicon cases. Sprinkle with extra oats and white chia seeds – I tell Lady AB that they’re ‘sprinkles’ and it’s a sneaky way to boost the protein in the muffins.
SONY DSC7. Bake for 25 minutes or until cooked. A skewer should come out clean.
- See more at: http://tothotornot.com/2013/09/hot-basic-healthy-buttermilk-muffins-recipe-variations-by-donna-hay/#sthash.izrxiu3x.dpuf
Raspberry and Oat Muffins by Donna Hay
  • 300g plain wholemeal flour
  • 3 teaspoons baking powder
  • 100g raw sugar
  • 2 tablespoons honey
  • 1 egg
  • 300ml buttermilk
  • 80ml vegetable oil
  • 1 teaspoon vanilla extract
  • 160g frozen (not thawed) raspberries
  • 45g rolled oats
1. Preheat  oven to 180 C/160 C fan-forced/gas mark 3.
2. Mix the flour, baking powder and sugar in a large bowl.
3. In a separate bowl, mix the honey, egg, buttermilk, oil, vanilla and honey until combined.
4. Pour the wet ingredients into the dry ingredients and mix until just combined – don’t overmix.
SONY DSC
5. Gently stir through the raspberries and oats (or whatever ingredient variations you decide to add).
6. Spoon the mixture into 12 1/2 cup capacity muffin tins lined with paper or silicon cases. Sprinkle with extra oats and white chia seeds – I tell Lady AB that they’re ‘sprinkles’ and it’s a sneaky way to boost the protein in the muffins.
SONY DSC7. Bake for 25 minutes or until cooked. A skewer should come out clean.
- See more at: http://tothotornot.com/2013/09/hot-basic-healthy-buttermilk-muffins-recipe-variations-by-donna-hay/#sthash.izrxiu3x.dpuf

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Beers

Eu: Podíamos ir ver aquele filme novo do Fassbender.
Ele: Hummm...
Eu: Do Steve McQueen.
Ele: Será que funciona fazer os filmes sempre com o mesmo actor?
Eu: Podíamos ir àquele café do Monumental das cervejas importadas e depois seguíamos para o cinema...
Ele: A que horas vamos?

Burguers & Beer, Monumental Saldanha




Mas não bebam uma destas sem ajuda: há um real perigo de dar sono no cinema a seguir... mesmo com o Fassbender.

O Facebook restringiu a divulgação dos posts de páginas como a do blog: se quiserem ver o que postamos por lá, façam uma ou ambas estas operações:
https://www.facebook.com/pages/A-Marmita-Lisboeta/268773549859252

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

#Days

Nas últimas semanas não houve muitas marmitas. O tempo foi para descansar, embora ainda com uns dias de trabalho pelo meio. Na cozinha, foi tempo de experimentar cozinhar polvo com batata doce, inspirada num prato que comemos no fantástico restaurante A Escola, em Alcácer do Sal: separados os tentáculos, com azeite, sal, cebola, alho, louro e pimentão doce, vai ao forno durante quase uma hora para assar o polvo. (Para a marmita, bastaria partir os tentáculos antes de colocar na caixa.)

O tempo é de bolo-rei, acompanhado pelo Chai Tea Latte da Dolce Gusto, um chá com especiarias (cravinho, canela, gengibre e cardamomo) maravilhoso... Sabem o síndroma de Baader-Meinhof, quando nunca ouviram falar de uma coisa e depois surge em vários sítios ao mesmo tempo? Foi um pouco do que aconteceu com o chá Chai, que a Márcia do Compassionate Cuisine partilhou nos últimos dias, e que servirá de inspiração para quando as cápsulas acabarem...

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

MAIS fruta

Que devemos comer fruta, todos sabemos. Mas que fruta, como, quando? A Nutri Ventures é a primeira forma de entretenimento desenvolvida com o objectivo principal de divulgar formas de alimentação saudável e a inovação já lhe mereceu o destaque da Michelle Obama, primeira-Dama dos States, empenhada que está em combater a obesidade infantil no seu país.

Por cá, há esforços a serem feitos: uma lei determina que se distribuam duas peças de fruta por semana nas escolas portuguesas e é também por isso que as Direcções Gerais de Saúde e da Educação se associaram à iniciativa MAIS (Movimento Arco-Íris de Sabores) da Nutri Ventures, que foi apresentado em finais de Novembro na Cantina da Estrela, em Lisboa. Com as marmitas a servirem de cesto para o pão, o mote para uma conversa em torno da importância das frutas e legumes no desenvolvimento das crianças estava lançado: as crianças são incentivadas através de aspectos lúdicos (jogo, vídeo, canção - que cantámos no almoço!!) a criar hábitos de consumo de fruta e legumes e um estilo de vida saudável. Por exemplo, é importante passar a mensagem de que a fruta também deve ser consumida ao pequeno-almoço, e que a fruta (a qualquer altura do dia) deve ser consumida inteira, e não liquefeita, o que faz muita diferença no desenvolvimento e preservação da dentição. Foi um almoço cheio de cores e formas, num menu infantil que continua disponível no restaurante. Esperemos que "o menu infantil" de mais restaurantes consiga ter estas cores e cativar as crianças para a alimentação saudável.
 

O Facebook restringiu a divulgação dos posts de páginas como a do blog: se quiserem ver o que postamos por lá, façam uma ou ambas estas operações:
https://www.facebook.com/pages/A-Marmita-Lisboeta/268773549859252