Com este tempo, ninguém pensa em piqueniques. Mas, enquanto o Inverno está aí, e a chuva no tempo certo, estes muffins salgados de cenoura e queijo ficam apenas como opção para lanches em que não temos "sandochas" preparadas. São práticos para levar para o dia de trabalho e podem ser uma forma de aproveitar cenoura já cozida. Ficam mais húmidos do que o pudim de cenoura e courgette e são um equivalente salgado aos queques de abóbora e bagas goji, mas mantêm o espírito de aproveitar o que temos em casa sem desperdiçar e de acrescentar alguns toques de sementes ou fibras: as sementes de papoila. Até um piquenique, teremos as pausas para os lanches, mesmo que com vista para a chuva que cai lá fora.
Muffins salgados de cenoura e queijo, adaptado de JustBento.com2 chávenas de farinha
2 colheres de chá de pó Royal
3 cenouras pequenas
2 colheres de sopa de óleo Amendoim Fula
2 colheres de sopa de sementes de papoila
1/2 chávena de buttermilk (leite + sumo de 1/2 limão)
sal
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de Segredos Margão Alho e Ervas Aromáticas
2 colheres de sopa de queijo Emmental ralado
Para o puré de cenoura, descascar a cenoura em pedaços pequenos e juntar o óleo, liquidificar com trituradora. (Caso tenha sobras de cenoura cozida, esmagar com garfo e juntar um pouco de azeite.) Juntar um pouco de sal.
Para o buttermilk, deitar o leite numa taça e o sumo de meio limão, deixando actuar durante 5 minutos.
Numa taça, junte a farinha com Pó Royal.
Noutra taça, deite os ovos e o buttermilk, mexendo. Misturar depois o puré de cenoura, mexendo bem. Deitar a mistura da farinha, sal, noz moscada, sementes de papoila, queijo e Alho e Ervas, mexendo bem.
Deitar em formas de silicone, levar ao forno durante cerca de 30 minutos ou até estarem dourados e bem cozidos (testar com palito). Retirar dos moldes e deixar arrefecer.
Ótimos para levar na marmita, bjs
ResponderEliminarQue lindos muffins! Devem ser deliciosos. Bjs
ResponderEliminarOlá! Gostei muito da sugestão! :)
ResponderEliminarBeijinho
Têm um aspecto magnífico Ana!
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.
Obrigada às meninas! Estavam bons, sim!
ResponderEliminar